O ministro da Saúde acompanhou o evento
Na manhã de domingo, dia 27 de novembro, o mosquito Aedes aegypti foi nocauteado no MMA Contra a Dengue. O evento que uniu esporte e cidadania em mais um round no combate a esse inimigo. Nem a chuva que caiu na cidade de Duque de Caxias foi o bastante para afastar o público que os 600 lugares da arquibancada montada na Praça do Pacificador, no Centro da cidade, e se aglomerou até do lado de fora do alambrado para ver as lutas pelos telões. A entrada era gratuita, bastava levar um pneu para trocar por um ingresso.
O evento também contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que entregou o troféu para o vencedor de uma das lutas. O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, idealizador do MMA Contra Dengue, fez questão de assistir a todas as lutas. Ele ainda aproveitou para lembrar que o motivo principal da festividade é alertar a população para a importância da campanha “10 Minutos Contra a Dengue”. “Uma das melhores formas de comunicação é através do esporte. Temos aqui pessoas de várias faixas etárias, mas principalmente jovens. Nossa intenção é atrair cada vez mais esse público para que eles transmitam o conteúdo da campanha em suas casas e ajudem a levar essa informação adiante. Temos que entender que a dengue não é um problema só dos governantes, mas de toda a sociedade. Tanto do poder público quanto da população. Só com a participação de todos combatendo os focos do mosquito que podemos vencer essa ameaça”, afirmou.
O Ministro da Saúde aprovou a mobilização gerada pelo MMA Contra a Dengue e apoia novas ações nesse sentido. Padilha também ressaltou que esta é a época mais propícia do ano para enfatizar as campanhas de combate aos focos do Aedes aegypti nos domicílios . “Esse é um evento inovador apoiado pelo Ministário da Saúde. Estamos buscando atingir todos os segmentos através de ações como a de hoje, onde podemos informar melhor a população sobre os riscos da dengue. A mobilização é a chave do combate aos focos do mosquito. Se cada um cuidar de sua casa, podemos derrotar essa doença”, comentou.
À frente da organização do MMA Contra a Dengue, junto com a Secretaria de Estado de Saúde, está o empresário Murilo Bustamante. Ele foi o primeiro brasileiro campeão do UFC (Ultimate Fight Championship) e o proprietário da Brazilian Top Team, de onde saíram atletas de ponta como Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, Ricardo Arona, Paulo Filho e Rousimar Toquinho. Bustamante comemora o sucesso da apresentação e reafirma seu compromisso no apoio da campanha. “O evento foi um sucesso e as lutas foram muito boas. Reunimos diversas academias de arte marcial mista, para que todos apoiassem essa causa. Foi o primeiro evento de MMA em praça pública com entrada franca que se tem notícia e, mesmo com a chuva, o público compareceu em peso. O saldo foi super positivo e acredito que a mensagem foi passada para a população. Nós vamos continuar engajados nessa luta contra a dengue”, disse.
A luta principal foi entre o brasileiro Glover Teixeira e o norte-americano Ricco Rodriguez. Teixeira, que é destaque nacional na categoria peso pesado, derrotou o ex-campeão do UFC ainda no primeiro round, comprovando seu favoritismo. Um dos combates mais disputados foi entre o brasileiro Flávio Álvaro e o sueco David Biekheden. Os meio médios fizeram uma luta acirrada, ganha por Álvaro somente no último round, por pontos. A disputa que mais empolgou a plateia foi entre o paraibano Gladston Albuquerque, o Tuninho Fúria, e o argentino Maurício Bage. Tuninho fez jus ao codinome e venceu seu oponente ainda no primeiro round em pouco mais de um minuto.
Fonte: Secretária Estadual de Saúde