Início Plantão Rio Modernização dos postos de salvamento da orla

Modernização dos postos de salvamento da orla

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, por meio da concessionária Orla Rio, iniciou na quarta-feira, dia 13/09, a modernização dos postos de salvamento da orla do Rio, do Flamengo ao Pontal. Os primeiros postos a ficarem de cara nova serão os postos 9, em Ipanema, e 5, em Copacabana. As obras deverão estar concluídas em 90 dias, até lá esses postos permanecerão fechados ao público.
 
Painéis de vidro e alumínio, no lugar das grades, e um relógio futurista, o Design do Tempo ao ar livre, concebido por Hans Donner, serão diferencial no projeto do novo posto de salvamento. O relógio marcará a passagem das horas de forma orgânica, reproduzindo através de gradientes de luz e sombra a alternância de dia e noite. 
Além disso, os novos postos de salvamento terão mais dois banheiros femininos e um masculino, três mictórios, duchas de banho com visibilidade para a praia, material antiderrapante nos banheiros, novos armários para guardar volumes. O projeto envolve ainda a ampliação das facilidades de acesso para deficientes físicos e criação de uma mini loja de artigos de conveniência.
 
No que se refere à preocupação com a sustentabilidade do projeto, a modernização dos postos de salvamento inclui a instalação de placas solares para uso da energia solar na área interna, dutos que permitirão o reaproveitamento da água do banho para uso nos vasos sanitários e uso de madeira plástica, da reciclagem de garrafas PET, na montagem dos decks. 
 

Fonte: Prefeitura do Rio