O Presidente do COI, Jacques Rogge, agradeceu a candidatura das 4 cidades, que segundo ele todos tiveram projeto de mais alta qualidade e inspiradores. " Só pode haver um vencedor " e anunciou o Rio de Janeiro. A disputa no último momento ficou entre Madri e Rio, sendo Chicago e Tóquio perdendo nas duas primeiras rodadas. O Rio teve maioria.
Segundo a repórter da AIB Joice Souza que estava retornando para casa, na Barra da Tijuca, motoristas no trânsito buzinaram em comemoração e gritos de alegria podiam ser ouvidos na rua.
Em entrevista coletiva a repórteres nacionais e internacionais, o presidente do COI, Jacques Rogge ,disse que foi muito doloroso escolher, mas que o Rio ganhou. Rogge lembrou quando a cidade perdeu em 2002 e teve a humildade de concorrer novamente e parabenizou a delegação.
Arthur Nuzman ressaltou que sabia que o Brasil poderia fazer mais e lembrou todos os esforços do Pan até o momento atual para ganhar a candidatura. Durante toda coletiva, Lula chorava e no momento de fazer a declaração oficial falou: “Chorei agora, porque não tive coragem de chorar na apresentação. Gostaria de agradecer Jacques Rogge pelo carinho e gentileza. Realmente pensei que não tinha mais motivo para emoção, que não ia me emocionar. Agora estou com um pouco de alegria e um pouco de preocupação, pois a escolha aumenta a nossa responsabilidade. O Brasil precisava destas Olimpíadas. Cabe a nós, estado brasileiro (e lembro que em 2016 não serei presidente) lutar e mostrar que somos competentes. O povo brasileiro merece”.
Eliminação
A primeira sessão de votação a surpresa foi a eliminação da cidade de Chicago, na segunda foi Tokyo a eliminada. A apresentação do Rio de Janeiro emocionou os presentes em Copenhague, como já era de se esperar os organizadores optaram por uma apresentação voltada para o sentimental, mostrando não só as belezas do Rio, mas também a alegria do povo carioca representado os brasileiros.
As competições no Rio de Janeiro estão bem divididas pelos principais bairros do Rio, onde irão ocorrer as competições: Barra, Deodoro, Maracanã e Copacabana. O destaque do vídeo é para os futuros projetos que envolvem a Barra da Tijuca, como o Centro Esportivo no lugar do autódromo, o Centro de Mídia e a Vila Olímpica.
http://www.youtube.com/watch?v=SrcYBHIt-Vs&hl=pt-br&fs=1
Fonte: Redação AIB