Início Plantão Rio Momentos terão limpeza

Momentos terão limpeza

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, com as equipes da Gerência de Monumentos e Chafarizes, realizou nesta semana a limpeza de quatro monumentos da cidade que fazem referência à maternidade, em comemoração ao Dias das Mães, celebrado neste domingo, 8 de maio.  

A escultura em carrara do artista Celso Antônio, inaugurada em 1952, é tombado e fica na Praia de Botafogo, em Botafogo, lembrando a proteção materna. No Flamengo, em frente ao Instituto Fernandes Figueira, na Avenida Rui Barbosa, encontra-se a escultura de bronze, de autor desconhecido, que mostra o sentimento da maternidade. Outra escultura, doada à cidade pela Associação Comercial de Madureira, em 1968, foi feita em argamassa, imortalizando a figura da mãe, fica na Praça Vice Almirante Nelson Gomes Fernandes, embaixo do Viaduto de Madureira. 

Também no Monumento ao Marechal Deodoro Fonseca, na Praça Marechal Deodoro, na Glória, Dona Rosa Paulina da Fonseca, mãe do primeiro presidente do Brasil, tem seu lugar de destaque. O monumento inaugurado em 1937, feito pelo artista Modestino Kanto, com a colaboração de Honório Peçanha, mostra Dona Rosa ao centro do conjunto de estátuas e relevos que simbolizam o momento da Proclamação da República. 

Fonte: Conservação e Serviços Públicos