A montadora chinesa Chery inicia neste mês suas atividades no Brasil. Nesta sexta-feira (21), a empresa estréia a versão brasileiro de seu site oficial, na internet. Considerado mercado estratégico para a empresa da China, a Chery espera vender 2,5 mil unidades do modelo Tiggo, no Brasil. Outros três modelos serão apresentados ainda neste ano. Em 2010, a expectativa é chegar aos 10 mil carros comercializados no País.
Fundada em 1997, na China, a montadora Chery desembarca no Brasil em 2009 após diversos estudos, que avaliaram o País como um mercado promissor para a fabricante. O projeto, oficializado pela matriz da empresa, é considerado de significado estratégico para a economia chinesa.
Sediada em uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados, na cidade de Wuhu, província de Anhuí, a Chery tem 15 unidades produtivas em 11 países – China (4), Ucrânia (1), Tailândia (1), Vietnã (1), Síria (1), Rússia (1), Malásia (1), Uruguai (1), Indonésia (1), Egito (1) e Irã (2) –, fabrica mais de 17 modelos e emprega aproximadamente 22 mil funcionários em todo o mundo. Sua capacidade de produção anual é de 650 mil carros, 650 mil motores e 400 mil transmissões.
Ao longo de toda sua história, a fabricante coleciona recordes e marcas expressivas. Logo em seu primeiro ano de atuação no setor, em 2000, a companhia conseguiu a impressionante marca de 28 mil unidades vendidas.
Além de ser presença constante no Top 5 de vendas de veículos de passeio no mercado interno chinês, a Chery também conquistou importantes números no exterior, graças à implantação da estratégia “Go-to-market”.
Primeiro grupo chinês a exportar, em grande escala, veículos montados e em CKD – Completely Knocked Down, motores e tecnologias de produção, é a única fabricante de automóveis entre os 200 maiores exportadores da China pelo ranking do bureau que consolida os números de exportação, com 135 mil unidades comercializadas em 2008, frente a um total de 200 mil.
Desde o início de sua atuação no mercado internacional, em 2001, quando vendeu o primeiro lote para a Síria, já exportou 300 mil carros. Hoje, apenas oito anos depois, os produtos da marca estão presentes em mais de 70 países e o número de clientes estrangeiros passa de 400 mil.
Fonte: Agência Rio