Início Plantão Barra Moradores de Vargens conseguiram algumas mudanças no sistema de transporte da região

Moradores de Vargens conseguiram algumas mudanças no sistema de transporte da região

 20150928_215835[1]

 

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá Alex Costa e o secretário municipal de Transportes Rafael Picciani participaram na noite de segunda-feira, dia 28, de uma reunião sobre transportes na Associação de Moradores de Vargem Grande – Amavag. Há 15 dias, o subprefeito este no local, e ouviu os pedidos dos moradores, e ao retornar ao local com o secretário de transportes, eles explicaram o novo sistema de transporte que passa a funcionar a partir deste sábado, dia 3, quando várias linhas de ônibus passam a ter seu final em frente ao Rio Sul. E, detalhou a racionalização das linhas.  Mudança do posto do Detran para um terreno ao lado do Shopping Via Parque também vai aumentar a capacidade do Terminal Alvorada. 

 

 

20150928_201239[2]

 

O secretário Rafael Picciani explicou que a medida vai diminuir o número de ônibus que fazem o mesmo percurso, possibilitando que os intervalos dos ônibus das novas linhas sejam menores. Apesar da baldeação que 20% dos passageiros terão que fazer em Copacabana/Botafogo, segundo estudo técnico da secretaria de Transportes, não haverá aumento do custo da viagem porque os passageiros podem utilizar até três ônibus, caso um deles seja o BRT. Essas medidas de racionalização das linhas de ônibus e ampliação do Terminal vão garantir maior fluidez do trânsito e, assim, viagens mais rápidas, sem aumento de custo para os passageiros.

 

 

 

Entre as 11 linhas que serão extintas no Rio-Sul, duas partem de Piabas e passam por Vargem Grande. São as linhas 382 (Carioca-Piabas-Via Benvindo de Novais) e 504 (Piabas-Gávea) que serão substituídas pela Linha Integrada 9, que fará o percurso Piabas-Rio Sul. Quem vai para o centro terá que mudar de ônibus em frente ao Rio Sul, mas terá maior oferta de ônibus, garantiu o secretário.

 

 

 

O pedido dos moradores para alterar o itinerário da linha 810 Pontal-Praça do Bandolim para que vá até a Taquara também foi atendido pela Secretaria de Transportes. A linha 810 deixa de ser alimentadora, terá seu percurso ampliado até a Taquara, mas terá intervalos maiores. Já a linha 809 (Recreio-Curicica-via Vargens) passa a ser alimentadora, e circulará com mais ônibus, diminuindo o intervalo entre os carros. Essa proposta será colocada em prática e os técnicos vão acompanhar a procura para saber se atende os moradores.

 

 

O subprefeito da Barra e Jacarepaguá Alex Costa avaliou o resultado da reunião como positiva, uma vez que os moradores puderam expor suas opiniões e a Secretaria de Transportes conseguiu atender praticamente todos os pedidos

 

 

Para os moradores do Recreio, que estavam presentes à reunião, o secretário informou que a linha 360 (Recreio-Carioca) será substituída pela Linha Integrada 8 (Recreio-Rio Sul) e a linha 318 (Barra Sul-Central) circulará como Linha Integrada 8 – Serviço Parcial, com o itinerário (Barra Sul-Rio Sul).  As linhas 315 e 361 permanecem e terão a frota reforçada.

 

 

O secretário Rafael Picciani informou ainda que 10 dias antes do início do Rock in Rio começaram a circular 15 novos ônibus biarticulados no BRT. As obras para ampliação do Terminal Alvorada já começaram e esta semana o Detran  deve se mudar para um terreno ao lado do Shopping Via Parque. Assim que a capacidade do Alvorada aumentar, os ônibus intermunicipais que hoje vão até o início da Barra, até o Shopping Downtown, vão parar de circular pela Barra, fazendo ponto final no Alvorada.