Os moradores da Ilha do Meio no Rio Cachoeira, na Barra da Tijuca, reclamaram das ações da prefeitura de dragagem da lagoa na região com o portal AIB.
De acordo com o biólogo Marcello Mello, apesar da autorização do INEA, nenhum Estudo de Impacto Ambiental foi realizado:
– Aqui havia várias espécies de fauna e flora da Mata Atlântica que foi devastada com autorização tanto da prefeitura quanto do INEA, na mata existiam caranguejos, preás, capivaras, garças, mangueiras, pitangueiras, entre outras, relatou Marcello.
Consultamos as autoridades que nos forneceram o texto oficial abaixo:
A Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro – Rio-Águas informa que a obra em questão é a dragagem do Rio Cachoeira, prevista no lote 1A do Programa de Recuperação Ambiental da Bacia de Jacarepaguá. A obra é devidamente licienciada pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
As intervenções têm como objetivos o controle de enchentes urbanas e a melhoria das condições ambientais da região, incluindo um programa de revitalização das encostas.
As obras estão divididas em três lotes: 1A, 1B e 1C, e tiveram início em fevereiro de 2011, estando inseridas no caderno de encargos para as Olimpíadas de 2016.
A recuperação da bacia de Jacarepaguá foi incluída no PAC Drenagem, programa que assegura recursos para cidades que sofrem constantemente com inundações em períodos de chuva.
Fonte: AIB com fontes