Início Plantão Mundo Morre aos 83 anos o escritor mexicano Carlos Fuentes

Morre aos 83 anos o escritor mexicano Carlos Fuentes

 

 

Um dos mais importantes nomes da literatura da América Latina, o escritor mexicano Carlos Fuentes morreu aos 83 anos, no Hospital Ángeles de Pedregal, na Cidade do México, onde estava internado. A morte de Fuentes foi confirmada por Consuelo Sáizar, titular do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México. Segundo parentes, o escritor sofria de problemas cardíacos.

 

Filho de diplomatas mexicanos, Carlos Fuentes nasceu na Cidade do Panamá, em 1928, chegou a morar no Rio de Janeiro, mas vivia no México desde a adolescência. Escreveu mais de 20 romances, entre eles A Morte de Artemio Cruz e Gringo Velho, com edições traduzidas para o português. Recebeu vários prêmios em sua longa carreira. Entre os mais significativos estão o Miguel de Cervantes (1987) e o Príncipe de Astúrias (1994).

 

Além das obras de ficção, também ficou conhecido pelos ensaios sobre política e cultura. Fuentes fez parte de um movimento literário formado no século passado por autores que criticavam as estruturas políticas arcaicas da América Latina.Começa hoje no RJ seminário sobre nova política migratória para o país

 

Fonte: Ag Brasil