Início Plantão Rio Morro dos Prazeres recebe Festa Internacional Literária das UPPs

Morro dos Prazeres recebe Festa Internacional Literária das UPPs

 

A primeira edição da Festa Literária Internacional das Unidades de Polícia Pacificadora (Flupp) foi aberta nesta quarta-feira (7/11) no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa. O evento de lançamento contou com a participação da Orquestra de Vozes Meninos do Rio, formada por alunos de 23 escolas municipais, além do coral do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proed), palestra com o poeta e romancista Ariano Suassuna e shows do compositor Bráulio Tavares, MV Bill e MC Swat. Com o objetivo de promover a troca de conhecimento sobre literatura, a Flupp terá mesas de debate e palestras com grandes escritores brasileiros e contará com a participação de mais de 18 autores internacionais. A festa literária recebeu o patrocínio da Secretaria de Cultura por meio de Lei de Incentivo, além do apoio das secretarias de Segurança e Transportes.

 

 

A abertura reuniu autoridades como o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, que destacou sobre o poder de ações culturais e sociais em comunidades pacificadas.

 

 

– Fico muito empolgado e emocionado porque a consolidação do processo das UPPs se dará através destas ações. E o mais difícil não é invadir, não é a polícia estar nestes locais. O mais difícil é fazer com que a população que mora aqui se sinta valorizada pela sociedade. Espero que todos nós vejamos este tipo de evento como um exemplo para que todo mundo traga oportunidades para estas pessoas. Este é o segredo da consolidação do processo de paz: trazer cidadania e dignidade para estas pessoas – explicou.

 

 

Inspirado na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), a Flupp homenageia Lima Barreto, escritor carioca que colocou o subúrbio no mapa da literatura brasileira. O evento terá a participação ilustre de nomes como João Ubaldo Ribeiro, Ana Maria Machado, Ferreira Gullar, Geraldo Carneiro e Thalita Rebouças, além de atrações internacionais como a autora caribenha Yvvette Edwards, um dos principais poetas de língua árabe, Najwan Darwish e escritores portugueses como Patrícia Portela e João Ricardo Pedro.

 

 

– Estamos o tempo inteiro sinalizando para a comunidade e para o país sobre um novo Brasil que abriga um novo leitor, um novo produtor de leitura. Nossa expectativa é atrair cada vez mais público e sensibilizar as pessoas que moram nas comunidades. O Morro dos Prazeres está produzindo cultura – afirmou um dos criadores da festa literária, Júlio Ludemir.

 

 

Publicação de novos autores

De abril a julho deste ano, a Flupp selecionou 90 pessoas de bairros periféricos da cidade que já escreviam, mas nunca tinham tido a oportunidade de publicar seus trabalhos. Eles participaram de oficinas de texto. Os 43 melhores contos foram reunidos em um livro intitulado Flupp Pensa 43 Novos Autores, que será lançado nesta quinta-feira (8/11). O livro será distribuído em escolas, centros culturais e bibliotecas. A primeira tiragem será de mil exemplares. Entre as selecionadas está a policial da UPP do Andaraí, Patrícia Higino, de 29 anos. A soldado escreveu um conto intitulado Melissinha, nome popular dado ao fuzil 556.

 

 

– Este fuzil era o meu material de trabalho na época em que eu trabalhava em um batalhão. Hoje, trabalho com crianças falandos obre drogas e violência. O meu conto fala sobre um policial que vive um momento de adrenalina em uma situação de invasão – disse.

 

 

Para a moradora da Rocinha, Lindacy Menezes, de 55 anos, a publicação de um de seus textos é um sonho realizado:

– Queria escrever a história de minha vida e consegui esta oportunidade. Não sabia que podia, não achava que tinha “cabeça” para isso – afirmou.

 

Governo do Rio