Soma 30 o número de mortos nos deslizamentos de terra em Angra dos Reis. Na Praia do Bananal, na Ilha Grande, já foram resgatados 19 corpos. As informações são do Coronel Pedro Machado, Comandante do Corpo de Bombeiros. De acordo com ele, outros oito foram retirados no Morro do Carioca, no centro da cidade. Também no Morro do Carioca, três corpos foram localizados em uma área de difícil acesso e só poderão ser removidos pela manhã. Em outras áreas do Morro e do município as buscas continuam durante a noite. Mais de 120 homens trabalham nas buscas na praia do Bananal e no Morro do Carioca.
– Entendemos que as pessoas queiram saber notícias, mas ninguém deve vir a Ilha Grande neste momento para não atrapalhar as buscas – pediu o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sergio Côrtes, que está na Ilha Grande.
Os corpos que foram identificados pelos moradores das localidades estão sendo levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Angra dos Reis. Os que ainda necessitam de identificação seguem para o IML do Rio, que já montou um esquema especial para receber os corpos e os familiares das vítimas. O auditório e duas salas do prédio estão reservados para esse trabalho, que conta com uma equipe de humanização, com três enfermeiros e dois psicólogos, além de um psiquiatra e quatro assistentes sociais.
O governador Sérgio Cabral está acompanhando todo o trabalho de resgate na Ilha Grande e em Angra dos Reis. Ele está em contato permanente com o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, que está no local representando o governador, e com o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes. As autoridades estaduais estão nos locais dos deslizamentos comandando os trabalhos de resgate.
Pezão informou que um estaleiro da região vai mandar equipamento para a Praia do Bananal para auxiliarem na retirada dos escombros.
– É um cenário muito triste. Moradores nos disseram que as casas da praia estavam alugadas para turistas. O resgate hoje deve varar a noite – disse o vice-governador.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em ligação para o Governador Sérgio Cabral, colocou a Marinha e o Ministério da Integração Nacional a disposição para ajudar no resgate das vítimas na Ilha Grande. O Governo do Estado está apoiando o município de Angra com bombeiros e máquinas para desobstruir estradas e auxiliar resgates pelo município.
Fonte: Governo do Rio