Início JMJ MPRJ analisa regularidade da licitação para escolha de empresas de prestação de...

MPRJ analisa regularidade da licitação para escolha de empresas de prestação de serviços médicos na JMJ

 

Em inquérito civil que acompanha o planejamento dos serviços médicos que serão prestados na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) vai analisar a regularidade do processo de licitação para contratar empresas para a execução desses serviços. O aviso de licitação foi publicado na segunda-feira (01/07) no Diário Oficial pela Prefeitura do Rio. A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Saúde foi informada oficialmente esta semana sobre o afastamento da empresa Dream Factory, contratada pelo comitê organizador da JMJ, para o planejamento e execução do atendimento médico.

 

 

A coordenação desse serviço foi assumida pela Secretaria municipal de Saúde. O objetivo do aviso de licitação é a contratação das empresas que deverão implantar unidades de atendimento pré-hospitalar fixo e móvel (tendas de pronto-socorro e ambulâncias) dos atos da JMJ em Copacabana, Guaratiba e na Glória, no valor de R$ 7,8 milhões. O pregão será realizado no próximo dia 12, a apenas 11 dias da data de início da jornada, apesar de algumas estruturas já estarem sendo montadas pelas empresas até então contratadas pela Dream Factory e pelo comitê organizador.

 

 

 

Nesta quinta-feira (04/07), os promotores de Justiça da Tutela Coletiva da Saúde do MPRJ reuniram-se com representantes do comitê organizador da jornada, da Prefeitura do Rio e das empresas até então contratadas. A reunião buscou esclarecimentos sobre a mudança promovida pela organização. Entre eles estavam o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, e o Procurador Geral do Município do Rio, Fernando dos Santos Dionísio; que assumiram a responsabilidade de o Município executar e custear o atendimento médico dos atos da JMJ, por tratar-se de um evento público de grande porte.

 

 

 

De acordo com o secretário, os custos estimados em R$ 7,8 milhões serão subsidiados por um programa de trabalho previsto no orçamento de uma superintendência que faz parte do organograma da secretaria municipal de saúde. Segundo o Instituto da JMJ, as empresas previamente contratadas foram comunicadas da mudança e também informadas que podem se habilitar a concorrer ao pregão.

 

 

Assessoria de Comunicação Social – MPRJ