Início Plantão Rio Mulher + Solidária

Mulher + Solidária

As mulheres representam somente 32% dos doadores voluntários de sangue que comparecem diariamente no Hemorio. Para modificar este cenário e aumentar a contribuição do sexo feminino na doação de sangue, o instituto lança amanhã (25), a sétima edição da campanha Mulher + Solidária.

A adesão da mulher à prática da doação de sangue tem aumentado ao longo dos anos. De acordo com dados de pesquisa do Hemorio, no início da campanha, as mulheres representavam apenas 23% do total de doadores. Para convocar a população feminina ao ato solidário, a ex-modelo Luiza Brunet e sua filha, Yasmin, fotografaram para a ação, incentivando e apoiando as mulheres ao hábito da doação voluntária de sangue.

– É muito importante que ações como essa aconteçam frequentemente para que a sociedade participe desta causa tão nobre. É muito simples doar sangue e, com esse gesto, você ajuda a salvar no mínimo três vidas. Isso é muito gratificante! – disse Luiza Brunet.

Até sexta-feira, as mulheres que comparecerem ao Instituto ganharão flores e poderão desfrutar de uma série de serviços oferecidos como massagens, drenagem linfática, maquiagem, corte de cabelo, entre outros.

Para ser um doador, é necessário trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e a de bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS. A unidade funciona todos os dias, de 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados e fica na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos no Estado.

Programação:
25/5 – maquiagem (manhã) – SENAC Bonsucesso / Reiki (das 9 às 15 hs) / Workshop de Reciclagem de pet e papel – Programa de Educação Ambiental e Cidadania da Universidade Castelo Branco / Programa de Hipertensão Arterial – Hemorio e Faetec / Glicemia capilar – Hemorio
26/5 – Massagem corporal – SENAC / Coordenação de livro e leitura (sorteio de livros e brindes) / Programa de Hipertensão Arterial – Hemorio e Faetec / Glicemia Capilar – Hemorio
27/5 – Shiatsu (das 9 às 15 hs) / Programa de reciclagem de sabão – Programa de Educação Ambiental e Cidadania da Universidade Castelo Branco / Glicemia Capilar – Associação Carioca de Diabetes
28/5 – Massoterapia (das 9 às 15 hs) / Programa de Hipertensão Arterial – Hemorio e Faetec / Glicemia Capilar – Hemorio e Faetec / Programa Anti tabagismo – Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil

Fonte: Governo do Rio