Início Plantão Brasil Municipal relembra carnavais com visita guiada teatralizada

Municipal relembra carnavais com visita guiada teatralizada

VisitaGuiadaTeatralizada1

 

Maior festa do mundo, o carnaval carioca é tema da edição especial da visita guiada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O espaço, da Secretaria de Cultura, abre as portas para o público nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro para a visitação teatralizada, apresentada por monitores fantasiados. 

 

Com o tema Theatro Municipal Relembra os Carnavais, a visita será apresentada pelo narrador caracterizado como o personagem João do Rio, pseudônimo do jornalista e escritor Paulo Barreto (1881-1921). No programa, os visitantes vão conhecer um pouco da evolução do carnaval, desde o fim do século XIX, cujas mudanças tiveram como cenário a região da Cinelândia e da Avenida Rio Branco, no centro do Rio. O trajeto entre os ambientes do teatro será realizado ao som de marchinhas e sambas.

 

A visita guiada começa pelo Salão Assyrio, onde os visitantes farão uma breve introdução sobre a festa popular e conduzirão os grupos para o Foyer do Balcão Nobre, espaço que abriga o piano de Chiquinha Gonzaga, onde foram criadas marchinhas como Ó Abre Alas. Em seguida, o público será acompanhado até a Varanda Rio Branco, onde irão ouvir sobre os desfiles do corso – com foliões fantasiados passando sobre carruagens enfeitadas e calhambeques conversíveis. Serão contadas histórias sobre as batalhas de confetes, esguichos de água e desfiles de blocos como o Cordão da Bola Preta, que aconteceu pela primeira vez em 1918.

 

Da Varanda Rio Branco, os visitantes também poderão observar a Biblioteca Nacional, que guarda o registro do primeiro samba gravado: Pelo Telefone, composto em 1916 por Donga e Mauro de Almeida. O público também visitará a Sala de Espetáculos, onde eram realizados bailes de gala entre os anos 50 e 70. O passeio carnavalesco termina na área externa do Municipal, na Avenida Treze de Maio.

Serviço


Theatro Municipal Relembra os Carnavais

Dias e Horários: 2, 3 e 4 de fevereiro, às 16h
 

Endereço: Boulevard da Avenida Treze de Maio, na esquina com a Rua Evaristo da Veiga

Preços: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Duração: 1h30

Informações: (21) 2332-9191