Início Plantão Rio Muro do Complexo da Penha ganha mensagens de paz

Muro do Complexo da Penha ganha mensagens de paz

Uma rua da comunidade da Chatuba, no Complexo da Penha, ganhou mensagens de esperança e paz. Símbolo do poder paralelo antes da pacificação, o local que abriga hoje a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região foi pintado por 15 crianças do projeto Liga do Bem, que contou com a parceria da UPP. Elas registraram seus desejos através do desenhos de suas mãos e de recados no muro da rua Silva Passos.

 

 

Norteadas pela pergunta “Qual o sonho que tenho para a minha vizinhança?’, as crianças elaboraram seus desenhos com mensagens para a comunidade, que recebeu uma unidade pacificadora em junho do ano passado. Com a ajuda de grafiteiros, os pequenos transformaram o muro em um espaço de novas perspectivas.

 

 

Ao todo, foram selecionados dois trabalhos para reprodução no muro da região. O projeto também ajudou a aproximar os moradores da comunidade dos policiais da Unidade de Polícia Pacificadora.

 

 

O tema mais recorrente entre as pinturas das crianças foi a paz, seguido pelo desejo de ruas mais limpas. O estudante Kevin de Oliveira, de 11 anos, autor de um dos escolhidos para serem reproduzidos e pintados no muro pelos colegas, retratou um menino jogando bola e pedindo paz.  – Gosto muito de futebol, por isso fiz um jogador com a bola na mão – explicou o jovem.

 

 

 

Iniciativa oferece oficinas gratuitas

 

Fundado por Ana Paula Mendonça, o projeto atende 40 crianças e oferece oficinas de leitura, desenho, pintura e grafite.

 

– Depois que a UPP chegou, a esperança de muitos moradores foi renovada. Hoje, a polícia se tornou um agente transformador na nossa comunidade – disse Ana, ex-moradora da Vila Cruzeiro.

 

Fonte: