Uma rua da comunidade da Chatuba, no Complexo da Penha, ganhou mensagens de esperança e paz. Símbolo do poder paralelo antes da pacificação, o local que abriga hoje a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região foi pintado por 15 crianças do projeto Liga do Bem, que contou com a parceria da UPP. Elas registraram seus desejos através do desenhos de suas mãos e de recados no muro da rua Silva Passos.
Norteadas pela pergunta “Qual o sonho que tenho para a minha vizinhança?’, as crianças elaboraram seus desenhos com mensagens para a comunidade, que recebeu uma unidade pacificadora em junho do ano passado. Com a ajuda de grafiteiros, os pequenos transformaram o muro em um espaço de novas perspectivas.
Ao todo, foram selecionados dois trabalhos para reprodução no muro da região. O projeto também ajudou a aproximar os moradores da comunidade dos policiais da Unidade de Polícia Pacificadora.
O tema mais recorrente entre as pinturas das crianças foi a paz, seguido pelo desejo de ruas mais limpas. O estudante Kevin de Oliveira, de 11 anos, autor de um dos escolhidos para serem reproduzidos e pintados no muro pelos colegas, retratou um menino jogando bola e pedindo paz. – Gosto muito de futebol, por isso fiz um jogador com a bola na mão – explicou o jovem.
Iniciativa oferece oficinas gratuitas
Fundado por Ana Paula Mendonça, o projeto atende 40 crianças e oferece oficinas de leitura, desenho, pintura e grafite.
– Depois que a UPP chegou, a esperança de muitos moradores foi renovada. Hoje, a polícia se tornou um agente transformador na nossa comunidade – disse Ana, ex-moradora da Vila Cruzeiro.
Fonte: