Início Plantão Rio Museu de Arte do Rio – MAR comemora segundo aniversário

Museu de Arte do Rio – MAR comemora segundo aniversário

No ano em que a cidade do Rio de Janeiro completa 450 anos, o Museu de Arte do Rio – MAR comemora seu segundo aniversário. Dando início às celebrações, no dia 21 de março (sábado), um grande show do Monobloco vai agitar a rua em frente ao museu. Já no sábado seguinte, 28, acontece uma edição especial da Batalha do Conhecimento, comandada pelo MC Marechal.

 

 

Com um repertório variado e dançante, repleto de versões de grandes nomes da música nacional – como Alceu Valença, Tim Maia, Luiz Gonzaga, Paralamas do Sucesso e Jorge Benjor –, o Monobloco vai comandar o show de comemoração do aniversário do museu, no dia 21 de, às 18h. Os ingressos estarão disponíveis para troca até o dia 20 de março, na bilheteria do museu, para quem visitar as exposições em cartaz. Até as 18h, a entrada será exclusivamente para quem tiver o ingresso antecipado.

 

 

Já a Batalha do Conhecimento, que acontece em 28 de março, a partir das 17h, é uma disputa de rap que reúne 16 MCs para improvisar rimas de acordo com as sugestões temáticas do público. O projeto desenvolve uma experiência dinâmica e participativa, reunindo jovens de diversas partes da cidade.

 

 

Desde sua inauguração, o Museu de Arte do Rio – MAR recebeu aproximadamente 550 mil visitantes. Foram 28 exposições que abordaram os mais diferentes temas dentro da linha curatorial da instituição: a cidade do Rio de Janeiro e o entorno do museu, a história da arte no Brasil e questões relacionadas ao direito à cidade e à moradia. A instituição vem também abrindo espaço para artistas contemporâneos que vivem fora do eixo Rio-São Paulo.

 

 

O programa educativo da Escola do Olhar, por sua vez, atendeu mais de 90 mil alunos e educadores em mais de 600 atividades realizadas, cumprindo sua proposta de atuação focada na união de arte e educação. A parceria entre o museu e universidades rendeu a publicação de seis livros e 23 seminários do programa MAR na Academia, que trouxe ao Rio grandes acadêmicos e pensadores de todo mundo.

 

 

 

O Museu de Arte do Rio

 

O MAR é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Instalado na Praça Mauá, ocupa dois prédios vizinhos: um mais antigo, tombado e de estilo eclético, que abriga o Pavilhão de Exposições; outro mais novo, de estilo modernista, onde funciona a Escola do Olhar. O projeto arquitetônico une as duas construções com uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda – marca registrada do museu –, e uma rampa, por onde os visitantes chegam aos espaços expositivos.

 

 

O MAR, uma iniciativa da Prefeitura do Rio em parceria com a Fundação Roberto Marinho, tem atividades que envolvem coleta, registro, pesquisa, preservação e devolução à comunidade de bens culturais. Espaço proativo de apoio à educação e à cultura, o museu já nasceu com uma escola – a Escola do Olhar –, cuja proposta museológica é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Brasil e no exterior, conjugando arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.

 

 

O museu tem o Grupo Globo como mantenedor, a Vale e a BG Brasil como patrocinadores, além do apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e a realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto Domingos no MAR tem copatrocínio do Itaú e parceria da Souza Cruz. A gestão fica a cargo do Instituto Odeon, uma associação privada, sem fins lucrativos, que tem a missão de promover a cidadania e o desenvolvimento socioeducacional por meio da realização de projetos culturais.

 

Aniversário do MAR

Monobloco: 21 de março, às 18h.

Até as 18h: Entrada exclusiva para quem tiver retirado ingresso antecipado após visita às exposições em cartaz. Após às 18h a entrada será liberada. Sujeito à lotação de 5 mil pessoas.

Batalha do Conhecimento: 28 de março, às 17h.

Entrada grátis.

 

 

 

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro.