Início Plantão Barra Música aproxima moradores e policiais da UPP da Cidade de Deus

Música aproxima moradores e policiais da UPP da Cidade de Deus

Interessado por música desde pequeno, o soldado da Polícia Militar Daniel Conceição, 28 anos, comemora a oportunidade de poder passar seus conhecimentos musicais a alunos que não teriam condições de arcar com os custos de uma aula particular. Integrante da UPP Cidade de Deus/Apartamentos, o PM ensina saxofone, clarinete e flauta doce a cerca de 50 jovens e adultos.

 

 

Realizadas três vezes por semana no turno escolar e fora dele, as aulas integram o conjunto de atividades oferecidas pela unidade pacificadora. A UPP também promove cursos como o de balé, jiu-jítsu e inglês, entre outras oportunidades, além de desenvolver projetos como colônia de férias, feira de saúde e campanhas de doação de sangue.

 

 

– O trabalho que realizo é muito gratificante. Estou unindo o útil ao agradável, exercendo atividades que beneficiam muito a população na condição de policial militar. Acho que é muito válida esta integração com a comunidade – disse o soldado.

 

 

Disciplina é fundamental

Aulas de violão e cavaquinho também são oferecidas pela UPP Cidade de Deus/Apartamentos. Elas são ministradas pelo soldado Jaderson Souza, 29 anos. Ex-estudante do Instituto de Musica Villa-Lobos, o PM ensina choro, samba, MPB e canções do repertório pop a seus pupilos.

 

 

– Não tem preço estarmos fardados, trabalhando como policiais e dando aulas de música. A gente também ensina disciplina, foco e concentração – afirmou Jaderson.

 

 

Cavaquinho encontrado no lixo

Andando pela comunidade da Zona Oeste, Juan Carlos de Souza, 14 anos, encontrou um cavaquinho jogado na lixeira. O menino colocou cordas no instrumento e passou a utilizá-lo nas aulas do professor Jaderson.

 

 

– Sempre gostei de música. Chego da escola e já vou correndo para o quarto tocar.
Apaixonada por violão, Rayene Albuquerque, 16, também não perde uma aula.

– Tenho meu violão há quatro anos, mas ele ficava guardado embaixo da cama.

 

 

A leitura musical ainda parece difícil, mas Angélica Domingos, 37 anos, já consegue tirar som do saxofone que comprou com muito custo.

 

 

– Dividi o valor em sete vezes. Gostei das aulas e fiquei. O curso mudou minha visão dos policiais. Não me aproximava porque achava que todos eram grosseiros.

 

 

Pacificação, um espetáculo

A UPP da área já prepara um grande espetáculo com todos os alunos que participam das atividades oferecidas. A intenção é divulgar as oportunidades e atrair novos adeptos. A apresentação, que deve ocorrer próximo ao Dia das Crianças, terá banda formada pelos alunos de música, apresentação de balé e contará com a participação dos integrantes do curso de inglês, que cantarão algumas músicas, entre outras atrações.

 

 

– O nome que vamos dar ao espetáculo é Pacificação. Nossa missão é conseguir ajudar uma pessoa a mais a cada dia – disse o soldado Rafael Alves, responsável pelo projeto de integração social da UPP.

 

Fonte: Governo do Rio