Início Plantão Rio Músicos da República Checa ministram oficina

Músicos da República Checa ministram oficina

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, que tem apoio da CCR NovaDutra, promove nesta terça (05/10), um workshop com músicos do grupo Czech Chamber Soloists (Solistas de Câmara Tchecos), uma das mais renomadas formações do gênero na Europa Oriental. A oficina é realizada em parceria com o curso de música do Universidade de Barra Mansa (UBM).
O encontro tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento e fomento da atividade musical na cidade e o público alvo são os integrantes da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, principal formação do Projeto Música nas Escolas, além de alunos do curso de música do UBM e jovens músicos da região. A entrada é gratuita.   
As aulas  aconteceram de 13h às 17h, no Salão Nobre Professor Jayme Dantas e nas salas 4, 5, 6, 8 e 9 do prédio XI, no campus Barra Mansa.  
            
Czech Chamber Soloists
  
O grupo Czech Chamber Soloists está sediado na cidade de Brno, segunda maior cidade da República Checa. Criado em 1963, o grupo se apresenta em salas de concerto do mundo todo sob a liderança do violinista Ivan Matyáš, filho do fundador. Com técnica virtuosística e excelente nível artístico (homogeneidade, dinâmica, precisão, etc), os músicos do grupo podem atingir altos níveis de interpretação musical, comprováveis em centenas de concertos e inúmeras gravações tanto de música concertante quanto de óperas.
  
Projeto Música nas Escolas
O projeto Música nas Escolas é responsável pela formação de vários grupos musicais além da Orquestra Sinfônica: Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, Banda Sinfônica, Banda Infanto-Juvenil, Banda Marcia, Orquestra de Metais e o Drum Latas – grupo de percussão com reciclados. 
A iniciação dos alunos começa na pré-escola e o aprendizado musical evolui até o quinto ano do ensino fundamental. Do sexto ao nono anos, as aulas de música estão inseridas na disciplina Educação Artística. As aulas de prática instrumental são realizadas nos diversos pólos espalhados pelas escolas da cidade, possibilitando aos alunos o acesso a todos os tipos de instrumento que compõem as bandas e orquestras do Projeto. 
Além da CCR NovaDutra, o Projeto recebe patrocínio das empresas Light, Votorantim Siderurgia, Saint-Gobain e White Martins e é certificado nas Leis de Incentivo à Cultura – Federal (Lei Rouanet) e Estadual (ICMS).

Fonte: Assessoria