A hepatite C, doença caracterizada por uma inflamação no fígado, atinge hoje mais de 3 milhões de pessoas no Brasil, cerca de 2% da população. Considerada uma questão de saúde pública, esta forma de hepatite é causada pelo vírus HCV e infecta até cinco vezes mais que a AIDS.
No mês em que se comemora o Dia Mundial das Hepatites Virais (lembrado em 19 de maio), a Usina Eletronuclear e o Hospital de Praia Brava, em Angra dos Reis (RJ) promove uma nova edição da campanha Procura-C, ação de conscientização que conta com mutirões para o diagnóstico da hepatite C. Somente em 2008, a campanha realizou mais de 36 mil testes em mutirões espalhados por 52 cidades de 18 estados brasileiros.
O evento realizará os exames entre os dias 5 e 8 de maio. Uma equipe multidisciplinar atuará nesta ação, que será coordenada pelo médico Davi Christ Fasano. A previsão é de que 4 mil testes sejam efetuados durante a campanha, que acontecerá na Usina em Itaorna (das 8h às 12h) e no Laboratório do Hospital de Praia Brava (das 10h às 16h). As análises terão resposta imediata e, caso o paciente apresente resultado positivo, será encaminhado para atendimento médico.
Fonte: Máquina