Início Plantão Brasil Niemeyer se recupera bem da cirurgia

Niemeyer se recupera bem da cirurgia

O arquiteto Oscar Niemeyer, 101 anos, continua internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. O arquiteto recupera-se bem do pós-operatório, segundo boletim médico assinado pelo cirurgião-geral José Ribamar Saboya de Azevedo, o clínico-geral Fernando Gjorup e o cardiologista João Mansur Filho. Os médicos monitoram ainda uma arritmia cardíaca detectada. Ainda não há previsão de alta hospitalar.

Niemeyer foi internado no dia 23 de setembro, com dores abdominais. Na ocasião foi realizada uma tomografia de abdômen, que constatou colicistite aguda – comprometimento da vesícula biliar – e um abscesso – pequena bolsa de pus – no fígado, próximo à vesícula.

O paciente foi submetido a uma cirurgia para retirada da vesícula e drenagem do abscesso hepático, em 24 de setembro. A cirurgia foi realizada por videolaparoscopia e transcorreu sem anormalidades. Niemeyer permaneceu 48 horas do CTI e em seguida foi transferido para a unidade intermediária do hospital.

O arquiteto vinha apresentando boa evolução no período pós-operatório, encontrava-se lúcido e respirando normalmente sem a ajuda de aparelhos.

Entretanto, no dia 29 de setembro, Oscar Niemeyer apresentou sangramento intestinal, sem relação com o problema anterior. Os médicos decidiram submetê-lo a uma endoscopia digestiva e colonoscopia, ficando evidenciado um tumor de cólon – intestino grosso – com sangramento.

Diante desse quadro, a equipe médica “optou pelo tratamento cirúrgico por laparoscopia”. O procedimento durou três horas e transcorreu sem anormalidades.

 

 

Fonte: Agência Brasil