Início Plantão Barra No clima da Rio +20 estudantes promovem ação na Orla da Barra...

No clima da Rio +20 estudantes promovem ação na Orla da Barra da Tijuca

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente e em tempo de Rio + 20, um multidão de crianças e adolescentes está indo à orla da Barra da Tijuca promover uma ação de conscientização para sinalizar à população sobre as necessidades de preservação, especialmente a importância de cuidar do lixo. Durante algumas manhãs, cerca de 200 alunos do Colégio Alfa Cem abordam moradores e motoristas, distribuindo saquinhos de câmbio para lixo, conversando, e preenchendo questionários que fazem parte de uma pesquisa que será representada em um gráfico e debatido em sala de aula.

 

Orientados pela equipe pedagógica do Colégio Alfa Cem, estudantes das unidades Barra da Tijuca e Jacarepaguá fazem perguntas sobre lixo, a atitude em relação ao lixo que produz e as expectativas sobre o futuro, informações que revelam a postura de cada um em relação a sustentabilidade. Com o objetivo de traçar o perfil do morador da região de acordo com dados como a idade, muitos alunos se decepcionaram com o que ouviram. Foi o caso de Júlia Rebeca Cutrim, 12
 

“Eu não imaginava que em tempo  de Rio +20, quando as atenções do mundo se voltam para questões sobre a sustentabilidade, tinha tanta gente omissa. A maioria das pessoas que entrevistei não está consciente da situação em que vive o planeta´, disse, indignada. A amiga, Amanda Ferreira, 12, disse que foi preciso correr atrás das pessoas muitas vezes para ganhar um pouco de atenção _`Muitos foram grosseiros´, disse.

 
Mas nem todos que passam pelo calçadão da Praia da Barra tem a mesma postura. O militar aposentado Silvio Machado, parou, conversou com os alunos, sugeriu pesquisas e fez questão de procurar a equipe de professores e coordenaadores para elogiar a iniciativa _”É na criança que precisamos despertar esse sentimento de conscientização. É importante que esses valores brotem durante a infância´, disse.

 
Supervisora da unidade de Jacarepaguá, Maria do Socorrio ficou feliz com o resultado _ ´´É preciso engajar o jovem na luta pela sustentabilidade e fazê-los participar, de alguma forma, desse clima da Rio +20 é uma ótima oportunidade. Eles precisam saber que o futuro depende da atitude de cada um deles´, disse.

  
 

Fonte:  Graciette Grace