As características singulares de Noel Rosa (1910 – 1937), como o defeito no queixo, o olhar triste e reflexivo, o grande nariz fino, a maestria com o violão, a paixão pelas mulheres e pelo samba são retratadas na exposição, idealizada em homenagem ao centenário do artista, completado em dezembro de 2010. O trabalho é resultado de um grande concurso nacional promovido pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), entidade sem fins lucrativos voltada para a pesquisa e preservação da música brasileira, em que 40 caricaturas do compositor e violinista carioca Noel Rosa foram selecionadas entre centenas inscritas. No júri, estavam Baptistão, Cássio Loredano e Ulisses, renomados cartunistas. Composta por 53 caricaturas, a mostra aborda um dos múltiplos talentos do Poeta da Vila e pode ser visitada entre 22 de janeiro e 6 de março de 2016.
Na montagem, as obras escolhidas são apresentadas ao lado de 6 caricaturas do consagrado Antônio Nássara, amigo e parceiro de Noel, além de 7 trabalhos de artistas convidados, sob curadoria de Zé Roberto Graúna. O projeto vai apresentar ao público uma nova visão sobre o sambista Noel Rosa, a face caricaturista, daquele que pintava diferentes tipos de pessoas em suas músicas.
O público será convidado a uma viagem no tempo: os trabalhos expostos passeiam não só pela figura do próprio Noel, como também pela de muitos de seus contemporâneos. O artista aparece acompanhado dos parceiros musicais, dos cantores de suas produções e de outras figuras que estiveram ligadas à sua trajetória, naquele momento em que a história ganhava aceleração especial no Brasil, em particular na capital, o Rio de Janeiro.
Noel Rosa…
Sambista, cantor, compositor,
Franzino, mulherengo e boêmio, do bairro de Vila Isabel e primeiro filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel elevou as letras de samba ao patamar de poesia.
Ficha técnica:
Curadoria: Zé Roberto Graúna
Concepção e projeto original: João Carlos Carino
Direção de Produção: Luiza Carino
Assistentes de Produção: Catarina Dall’Orto, Viviane de Paula, Jéssica Araújo
Esculturas em cerâmica: Zé Andrade
Equipe de Montagem: Okan Montagens
Monitoria: Lorena Granato e Danielle Rodrigues
Programação Visual: Letícia Lima
Produção: Carino Produções e Muriqui Cultural
Apoio Institucional: IMMuB
Patrocínio: Eletrobras Furnas
SINOPSE
A exposição “Noel é 100” traz caricaturas do sambista Noel Rosa, o Poeta da Vila, apresentando ao público o Noel caricaturista, que ‘sacava’ os tipos populares do seu tempo. A mostra é composta por 40 trabalhos premiados pelo concurso nacional de caricaturas realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), escolhidos pelos renomados cartunistas Baptistão, Cássio Loredano e Ulisses; sete caricaturas de artistas convidados e seis obras do consagrado caricaturista Nássara, amigo e parceiro de Noel. A curadoria é de Zé Roberto Graúna.
Serviço:
“Noel é 100” no Espaço Furnas Cultural
Abertura: 21 de janeiro, quinta-feira, das 19h às 21h30
Temporada: De 22 de janeiro a 6 de março de 2016
Horário: Terça a sexta, das 14h às 18h; Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h
Local: Espaço Furnas Cultural
Endereço: Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, Rio de Janeiro
Informações: (21) 2528-3112
Classificação etária: livre
GRATUITO