Início Plantão Rio “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável”

“Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável”

Uma noite para homenagear boas iniciativas de uso sustentável da água no Brasil. Assim pode ser definida a cerimônia de entrega do Prêmio ANA 2010, que ocorrerá a partir das 19h30 desta quarta-feira, 1º de dezembro, no teatro da Caixa Cultural de Brasília. Na ocasião, serão anunciados os vencedores de cada uma das sete categorias em disputa: Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. Cada ganhador receberá o Troféu Prêmio ANA, obra do mestre vidreiro Mario Seguso, das mãos de diversas autoridades, entre as quais: a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; entre outras autoridades.
Com o tema “Água: o Desafio do Desenvolvimento Sustentável”, o prêmio da Agência recebeu 286 inscrições, batendo o recorde de 2006 do concurso bienal, que teve 284 participantes. Trabalhos de todas as regiões do País participaram, o que pode ser percebido pelo perfil dos 21 finalistas, que desenvolvem desde ações locais até trabalhos de mobilização regional nos seguintes estados: São Paulo (7), Minas Gerais (4), Rio Grande do Sul (3), Paraná (2), Ceará (1), Mato Grosso do Sul (1), Pará (1), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1).
O Prêmio ANA reconhece iniciativas que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros. Para que vários públicos possam participar, há sete categorias em disputa. A ANA promove o concurso com o patrocínio exclusivo da Caixa Econômica Federal e o apoio da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas). 
Seleção
O processo de seleção começou em agosto e a Comissão Julgadora escolheu os semifinalistas do Prêmio. Então, as iniciativas passaram por vistoria realizada por servidores da Agência. A partir dos relatos das vistorias, os membros da Comissão Julgadora definiram os três finalistas de cada categoria e, entre eles, os vencedores do Prêmio ANA 2010 durante reunião fechada dos julgadores.
A Comissão Julgadora é composta de membros externos à Agência e com notório saber na área de recursos hídricos ou meio ambiente. Um representante da ANA e outro da Caixa fazem parte do grupo, mas sem direito a voto. Os critérios de avaliação dos trabalhos levaram em consideração os aspectos de: efetividade; potencial de difusão/replicação; aderência social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental.
Informações
O quê: cerimônia de entrega do Prêmio ANA 2010
Quando: 1º de dezembro de 2010, a partir das 19h30
Onde: auditório da Caixa Cultural de Brasília – Setor Bancário Sul (SBS), Quadra 4, Lote 3/4, Edifício Anexo da Matriz I
Hotsite: www.ana.gov.br/premio 

Fonte: Assessoria