Início Plantão Rio Complexo Esportivo da Rocinha recebe abertura dos Jogos Estudantis 2013

Complexo Esportivo da Rocinha recebe abertura dos Jogos Estudantis 2013

O Complexo Esportivo da Rocinha foi palco, neste sábado (25/5), da abertura dos Jogos Estudantis 2013, a principal competição esportiva de escolas públicas e privadas no estado. Este ano, aproximadamente 13 mil alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio participam do evento, que tem 437 escolas inscritas, sendo 283 públicas – 171 estaduais, 95 municipais e 17 federais – de 55 municípios do Rio de Janeiro.

 

 

Neste fim de semana (25 e 26/5), os estudantes participam de 22 partidas (futsal e handebol) na capital e na Baixada Fluminense.

 

 

– Este evento é muito importante para que jovens possam ser estimulados a competir. Novos talentos podem sair daqui – disse o subsecretário de Gestão de Ensino, Antônio Neto.

 

 

Aluna da Escola Municipal Silveira Sampaio, a velocista Gabriela Mourão, de 13 anos, é destaque nas provas de atletismo. Seu irmão, Vitor, foi campeão sul-americano nos 200m no ano passado, na categoria menor, disputado na Argentina.

 

 

– Estou ansiosa para participar novamente dos Jogos Estudantis. É uma boa experiência para quem está começando no esporte. Quero ganhar de novo e estou treinando para isso – disse Gabriela.

 

 

O atleta Luiz Altamir, de 17 anos, que estuda no Colégio QI, foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como destaque nacional escolar em 2012, na categoria de 15 a 17 anos.

 

– Essa competição é muito importante para todos os atletas que querem a profissionalização no esporte. Estou na categoria de 15 a 17 anos, logo é meu último ano. Participo dos Jogos Estudantis desde os 12 anos. Acho que já tenho bastante experiência – afirmou Luiz.

 

 

Os Jogos Estudantis 2013 serão classificatórios para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A competição nacional da categoria A será em Natal (RN) e as finais da B, em Belém (PA). A Secretaria de Esporte e Lazer custeará as passagens aéreas e dará uniformes aos atletas para duas categorias.

 

 

Divididas em duas categorias – A (de 12 a 14 anos) e B (de 15 a 17 anos), 14 modalidades serão disputadas em sete regiões fluminenses até o mês de outubro: Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Badminton, Luta Olímpica, Xadrez, Tênis de Mesa, Natação, Vôlei, Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei de Praia. O secretário de Esporte e Lazer, André Lazaroni, e o subsecretário de Gestão de Ensino, Antônio Neto, participaram da cerimônia de abertura.

 

Governo do Rio