Início Plantão Rio Jornalistas estrangeiros conhecem pontos turísticos e projetos da prefeitura do Rio

Jornalistas estrangeiros conhecem pontos turísticos e projetos da prefeitura do Rio

Jornalistas nacionais e estrangeiros que estão no Rio cobrindo a Copa das Confederações participaram nesta quarta-feira (26/06) de um “Press Tour” – visita guiada de jornalistas – pela cidade, realizado pela Prefeitura do Rio. A iniciativa visa a aproveitar a realização dos mega eventos esportivos na cidade para apresentá-la aos profissionais de comunicação, que ajudam a divulgar a diversidade cultural, os pontos turísticos e a gastronomia local pelo mundo.

 

O grupo de 12 profissionais de países como África do Sul, Inglaterra, Colômbia, Cuba e Alemanha, além de brasileiros de São Paulo e Brasília, partiram pela manhã do Centro Aberto de Mídia, no Forte de Copacabana, e conheceram a Praia de Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Sambódromo, o Cristo Redentor, Santa Teresa e o Centro de Operações Rio, na Cidade Nova.

 

“Nesse momento da Copa das Confederações no Brasil temos muitas equipes de comunicação do mundo falando sobre o Rio de Janeiro, palco da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, e isso é algo realmente importante. Por isso, aproveitamos essa oportunidade para levar esses jornalistas para conhecer a cidade, mostrando não só os pontos turísticos, mas também o trabalho que a prefeitura vem realizando. É a chance de vender a imagem do Rio para o exterior e mostrar a nossa diversidade cultural” explicou o subsecretário Especial de Turismo, Pedro Guimarães.

 

Fazem parte do “Press Tour” quatro passeios que levam os profissionais de mídia a pontos turísticos do Rio – como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Museu de Arte do Rio (MAR) – e para conhecer projetos importantes da prefeitura que estão transformando o dia a dia da cidade, entre eles o Morar Carioca Verde, no Morro da Babilônia, o BRT Transoeste e as intervenções na Região Portuária.

 

As duas primeiras visitas guiadas, realizadas nos dias 14 e 16 de junho, reuniram cerca de 25 jornalistas que conheceram o Morar Verde Carioca e o Pão de Açúcar e o Centro Histórico do Rio e o MAR, respectivamente. O próximo evento acontecerá nesta sexta-feira (28/06), com destino à Cidade Olímpica, na Barra da Tijuca, e ao BRT Transoeste. Os eventos são gratuitos e os interessados devem se credenciar através do e-mail [email protected].

 

A primeira parada da visita desta quarta-feira foi o Centro de Operações Rio (COR), um espaço que integra 30 órgãos que monitoram 24 horas por dia o cotidiano da cidade. Além das informações em tempo real das concessionárias e órgãos púbicos, o COR capta imagens de 560 câmeras instaladas nas ruas do Rio. Todos os jornalistas foram recepcionados pelo chefe executivo de operações do Centro de Operações, Pedro Junqueira, que apresentou o local e explicou a sua funcionalidade.

A inglesa Donna Bowater, do jornal britânico The Daily Telegraph, que desde outubro de 2012 é correspondente no Rio, gostou de conhecer o equipamento:

 

“Gosto muito dessa cidade e estou até aprendendo o português. Fiquei impressionada com o Centro de Operações pela sua dimensão e seu monitoramento. É algo incrível.”

 

Em seguida, o tour chegou ao Cristo Redentor, famoso ponto turístico eleito uma das sete novas maravilhas do mundo e que encantou a repórter sul-africana Carol Tshabalala, da Tv Inside Sport Africa:

 

“Estou adorando o Rio. As pessoas são muito hospitaleiras, a cidade é linda e a comida é ótima. E essa é uma oportunidade muito boa de conhecer mais essa cidade e poder divulgar no exterior. Muitos jornalistas vêm pra cá não só para cobrir os jogos da Copa das Confederações, mas, também, para falar sobre o Rio de Janeiro, um local que vai receber outros ventos internacionais nos próximos anos.”

 

Após a visita ao Corcovado, o grupo seguiu para Santa Teresa, onde parou para almoçar e conhecer a arquitetura e o clima local. Para encerrar o passeio, os jornalistas assistiram ao jogo Brasil x Uruguai no Terreirão do Samba, no evento Concentra Rio, apoiado pela Riotur.

 

O colombiano Eliberto Bustos Riaño, da Revista Maratón e da Emissora Kennedy, que retornará ao Rio no ano que vem para cobrir a Copa do Mundo e, em 2016, para as Olimpíadas, espera que as reportagens sobre a Cidade Maravilhosa ajudem a inspirar os governadntes de seu  país:

“Esse passeio está sendo ótimo para conhecer a cidade, adquirir experiência e poder mostrar para o meu país essas iniciativas. De repente isso até serve de incentivo para o nosso governo implantar algo parecido com o que os cariocas têm no Rio de Janeiro.”

 

Prefeitura do Rio