Início Plantão Mundo Acordo automotivo com o México

Acordo automotivo com o México

O governo do Brasil estuda a possibilidade de rever e até suspender o acordo automotivo com o México. Ainda não há uma definição sobre o assunto. Firmado em 2002, o acordo permite as importações de automóveis, peças e partes de veículos do México. Uma das ideias é evitar a imposição de tarifas de importação para as compras mexicanas até 2013.
 
Porém, os detalhes das negociações não foram divulgados. A secretária de Comércio Exterior (Secex), Tatiana Lacerda Prazeres, apenas confirmou as articulações em curso. “[O assunto] está em discussão no governo”, disse, sem detalhar a proposta em discussão.
 
Pelos dados preliminares do governo, nos primeiros anos de acordo, o Brasil registrou saldo positivo no comércio de automóveis com o México. Mas nos últimos anos, o resultado passou a registrar dados negativos. Dos países do Mercosul, o Brasil é o principal importador do México.
 
De acordo com os negociadores, não há consenso por enquanto sobre o assunto. Setores do governo defendem a interrupção do acordo com o México. Autoridades mexicanas sinalizaram interesse em renegociar os termos do acordo em vigência.

Fonte: Agência Brasil