Início Plantão Rio Palestra “Rio sem Homofobia” na 42ª DP com Superintendente da Secretaria Estadual...

Palestra “Rio sem Homofobia” na 42ª DP com Superintendente da Secretaria Estadual de Direitos Humano

Por Denise Machado

 

Na manhã de 07 de fevereiro, foi realizado um café da manhã com a palestra “Rio sem Homofobia” , nas dependências da 42ª Delegacia Legal (Recreio dos Bandeirantes), com Dr. Claudio Nascimento Silva, Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria Estadual de Direitos Humanos. O evento foi uma iniciativa da atual Coordenadora de Articulação Social (GBP) da Prefeitura do Rio de Janeiro, Marli Peçanha, e reuniu policias civis, moradores, empresários e as principais lideranças comunitárias da região da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargens.

 

Participaram da mesa: O Subprefeito da Barra da Tijuca, Recreio, Vargens e Jacarepaguá , Tiago Mohamed Monteiro, Dr. Juarez Alberto Knauer, Diretor do 2º DPA (Departamento de Polícia de Área) , Dr. Claudio Nascimento Silva, Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Drª Adriana Belém, Delegada-Titular da 42ª Delegacia Legal, Major Luciano Cunha, Subcomandante do 31º Batalhão de Polícia Militar (Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargens), Cléo Pagliosa, do 31º CCS (Conselho Comunitário de Segurança) e Marli Peçanha, Coordenadora de Articulação Social (GBP) da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Drª Adriana Belém fez a abertura do encontro, dando a palavra à todos os participantes da mesa, agradecendo e dando as boas-vindas para todos os presentes , passando a palavra para o palestrante convidado. Durante o seu discurso, Dr. Claudio Nascimento ressaltou que infelizmente este programa ainda está restrito à população do Rio de Janeiro e alguns estados, pois são poucos os estados do Brasil que já aderiram tal ação de Cidadania.

 

Na ocasião, houve a apresentação de Datashow, com a explanação e explicação do Superintendente da Secretaria Estadual de Direitos Humanos sobre o Rio sem Homofobia, um programa de sucesso do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

 

Alguns pontos de destaque na apresentação e explanação:
Programa Rio sem Homofobia, com todos os conceitos acerca do assunto como: O que é Homofobia, Orientação Sexual, Identidade de Gênero, Atuação policial na proteção dos Direitos Humanos e Promoção da Cidadania LGBT, Direitos e Conquistas, O que são os e as Bissexuais ,Quem são as Travestis, Quem são as Lésbicas, além do Procedimento na Abordagem Policial nos casos específicos de: Travestis e Mulheres Transexuais , Aspectos legais Dados de Violência contar a população LGBT, os Serviços e contatos para a população LGBT.

 

 

Para finalizar o evento, Drª Adriana Belém encerrou o encontro e deu a palavra a um morador da região, que fez um breve discurso e levou flores para a Delegada, parabenizando o evento e a gestão da atual Titular da 42ª Delegacia Legal (Recreio).

 

[nggallery id=98]