Início Plantão Rio Nova fase do Sena Limpa irá despoluir mais seis praias

Nova fase do Sena Limpa irá despoluir mais seis praias

A Secretaria do Ambiente lançou na terça, dia 29, a segunda etapa do programa Sena Limpa. Realizado em parceria com a Prefeitura do Rio e a  Cedae, o projeto tem como objetivo recuperar praias da cidade que estão impróprias para o banho. A segunda etapa conta com investimento de mais de R$ 200 milhões. 

 

 

Na primeira etapa, a maior parte das praias escolhidas era oceânica, e apenas duas da Baía de Guanabara. Já no Sena Limpa 2, a ordem se inverteu, e os esforços de saneamento se concentraram em áreas banhadas pela baía. O Sena Limpa 1 contemplou seis praias: São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme, Urca/Praia Vermelha e Praia da Bica. 

 

 

Os resultados da primeira etapa já são visíveis. As condições de banho de Ipanema melhoraram 60%. O Leme registrou evolução de 50% e a Praia Vermelha, de 90%. A meta do programa é manter a boa balneabilidade para as orlas em 90% do ano. Na primeira fase da ação lançada em 2012 – ainda em andamento – foram investidos mais de R$ 150 milhões. 

 

 

De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, trata-se de um projeto ambicioso. “Temos que levar em consideração o trabalho de engenharia e pesquisa que é feito antes do início das obras”, disse Minc.

 

 

Para o presidente da Cedae, Wagner Victer, o trabalho foi facilitado pelo fato de nove órgãos do Estado e do município terem unido esforços.