Como parte do Programa Comunidade Eficiente, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques, representando o governador Sérgio Cabral, e o presidente da Ligth, Jerson Kelman, inauguraram, nesta quarta-feira, a nova rede elétrica das áreas de Cunha Pedrosa e Conjunto Cehab, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Com investimentos de R$ 7 milhões, as novas instalações vão garantir às 3,5 mil famílias assistidas pelo projeto uma energia estável e de qualidade. Ao longo deste ano, a companhia também realizou ações de eficiência energética, trocando geladeiras, lâmpadas e reformando as instalações elétricas das residências que apresentavam risco elétrico.
– Basicamente, o projeto consiste na substituição da rede elétrica, troca de lâmpadas e geladeiras e instalações elétricas de casas para que, de um lado, a conta de luz das pessoas diminua e possam pagar, e, de outro lado, a Light possa prestar um serviço de boa qualidade – explicou o presidente da Light, acrescentando que, nesta sexta etapa do programa, a companhia já entregou o projeto no Chapéu Mangueira, no Leme, e Santa Marta, em Botafogo. A empresa atua também na Comunidade da Babilônia, na Ladeira dos Tabajaras, no Morro dos Cabritos, no Cantagalo, no Pavão Pavãozinho, no Jardim Batan e na Providência.
O secretário Ricardo Henriques foi mais além, ressaltando a nova fase na política pública em curso no país inaugurada pelo governador Sérgio Cabral, a partir do Rio de Janeiro, a qual, segundo ele, tem como base a redefinição da política de segurança e a conquista da paz em comunidades antes dominadas pela criminalidade.
– Definimos que é possível sim enfrentar o crime e o controle armado dos territórios da criminalidade. E, uma vez definida a paz, a orientação é que o governo chegue nessas comunidades de forma articulada, junto com todas as secretarias – observou Henriques.
Para ele, o ato torna visível que a Light chega de forma coordenada com a política pública e que é possível trabalhar e investir com segurança nas comunidades pacificadas.
– O que hoje vivenciamos aqui é um congraçamento da cidadania, onde direitos e deveres são claros para todos, onde a vida melhora e alcançamos construir uma cidade e um estado mais coeso, mais articulado, preocupado com a justiça social e gerando ações concretas para reduzir a pobreza e as desigualdades – festejou o secretário.
Ricardo Henriques destacou ainda que a Ligth é um parceiro fortíssimo das políticas públicas do governo do estado e, a partir do Programa Comunidade Eficiente passa a oferecer nas comunidades pacificadas um serviço de energia de qualidade, assistência técnica, tarifa justa, com impactos reais e imediatos para a qualidade de vida de todos.
Jerson Kelman explicou que, nesta sexta etapa do Programa Comunidade Eficiente, a empresa está acompanhando o governo nas comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas. A ideia da Ligth é entrar em todas as comunidades pacificadas e substituir o jogo "perde-perde" hoje existente, pelo "ganha-ganha", que favorece tanto a Light, que passa a prestar um serviço de boa qualidade, quanto aos consumidores, que podem diminuir sua conta de luz.
– Para estimular a adesão e pagamento das contas, inicialmente os moradores assistidos pelo programa vão pagar apenas 30% da conta total. No mês seguinte, 32%, no terceiro mês, 34%, e assim sucessivamente até chegar a 100%. Este é um processo gradual de conversão daquelas pessoas que antes faziam gato e não pagavam pela energia elétrica consumida – explicou.
O presidente da Light lembrou que o resultado onde foi implantado o Programa Comunidade Eficiente é excelente. Os moradores, segundo ele, têm reagido muito positivamente e a adimplência das contas é maior que na cidade formal.
Fonte: Governo do Rio