Início Plantão Rio Nove oficinas de músicas pelo Rio

Nove oficinas de músicas pelo Rio

Terceira edição do projeto Banda Larga
A terceira edição do projeto Banda Larga – Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, idealizado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) – promoverá, de outubro a dezembro de 2011, nove oficinas de música em cinco municípios fluminenses, considerados polos regionais: Mangaratiba (de 3 a 8/10), Bom Jardim (de 17 a 22/10), Santo Antônio de Pádua (de 7 a 12/11), Valença (de 21 a 26/11) e Campos dos Goytacazes (de 5 a 10/12).
Em 2011, o projeto conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, produção da Zucca Produções e consultoria da Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro (ASBAM RJ), que participa do projeto desde seu primeiro ano. Realização da SEC e da Associação de Amigos da Sala Cecília Meireles, o Banda Larga conta com a supervisão geral de João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, e coordenação pedagógica de Carlos Belém.
Com o objetivo de preservar e valorizar as bandas de música como patrimônio imaterial do estado, o projeto promove cursos gratuitos em áreas consideradas fundamentais ao funcionamento das mesmas, aumentando os conhecimentos musicais, teóricos e práticos, de mestres e instrumentistas. As oficinas acontecerão de segunda a sexta-feira, com um período do dia destinado a aulas teóricas e outro dedicado à prática de conjunto. Estão programadas também atividades culturais complementares, como apresentações musicais, exibições de vídeos e palestras. No sábado, ao final de cada polo, haverá uma apresentação pública de músicos e professores que participaram do projeto.

Fonte: Armazém Comunicação www.armazemcomunica.com.br