As novas tecnologias para a sala de aula são um dos destaques no estande da Editora Saraiva na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontece de 1º e 11 de setembro, no Riocentro. Entre as novidades está o Conecte. Durante a feira, os visitantes vão poder conferir essa nova ferramenta, desenvolvida especialmente para auxiliar professores e alunos no aprendizado de 11 disciplinas do Ensino Médio, que combina material impresso com livros digitais interativos.
Fazem parte desse conjunto obras de autores consagrados, já aprovadas por escolas, professores e alunos. Na tela do computador, os recursos multimídia tornam essas obras ainda mais atrativas aos alunos, e o aprendizado muito mais dinâmico.
Os livros digitais do Conecte trazem vídeos, músicas, animações multimídia e simuladores de experimentos, entre outros atrativos. Os alunos também podem interagir com o material digital, marcando páginas ou textos, inserindo comentários, ampliando textos e imagens, comparando documentos e até desenhando. Tudo com a opção de salvar ou não logo após o uso. O material também é apontado como um ótimo instrumento de preparação dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por trazer questões elaboradas por especialistas da área.
Também voltado para o Ensino Fundamental, o Conecta é uma plataforma desenvolvida pela Editora Saraiva para auxiliar na avaliação e gerenciamento da aprendizagem dos alunos. O produto traz milhares de questões que podem ser usadas na aplicação de testes, com respostas de múltipla escolha, produzindo avaliações imediatas. Assim que o teste é concluído, o programa gera relatórios gráficos e qualitativos que apontam quais são as deficiências da classe, no geral, e também de cada aluno.
Aos alunos do Ensino Fundamental, a Série Destino pode ser aplicada para reforçar o aprendizado da disciplina de matemática. A ferramenta permite abordagem de tópicos complexos de forma simples e com diferentes estratégias, e com ela o professor pode atribuir atividades ou testes aos alunos de cada série, de acordo com seus objetivos, respeitando o ritmo de cada um, além de conseguir adaptar suas aulas aos diferentes materiais didáticos adotados em cada escola.
Durante o processo de aprendizagem, a possibilidade de fazer avaliações contínuas dos alunos e de obter relatórios de desempenho de toda a classe ou individualmente dá chance ao professor de realizar uma rápida intervenção onde for observado um rendimento abaixo do desejado.
Fonte: Assessoria