Início Plantão Rio Novo calçadão de Nilópolis aquece comércio na Baixada Fluminense

Novo calçadão de Nilópolis aquece comércio na Baixada Fluminense

 

Nilópolis, na Baixada Fluminense, vai ganhar, neste segundo semestre, um verdadeiro shopping a céu aberto. O novo calçadão está sendo construído num trecho de 200 metros da Avenida Mirandela, no Centro. Perspectiva de prosperidade para os comerciantes, o local será também um espaço de lazer e de convívio. Por lá, passam diariamente mais de 40 mil pessoas.

O projeto é uma das várias obras que se tornam realidade em Nilópolis, graças ao repasse de mais de R$ 11 milhões do
programa Somando Forças, da Secretaria de Obras. O novo calçadão era esperado há anos. Antes ocupado desordenadamente, o trecho está sendo revitalizado pela prefeitura.

– Isso aqui parecia uma feira livre. Agora, com a rua calçada e coberta, vai ser bom para os comerciantes e moradores – afirmou o comerciante George Stefan, 59 anos.

O projeto foi desenvolvido pelo subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, em conjunto com arquitetos da Secretaria municipal de Obras.

– O problema na Baixada é o calor. Por isso, projetamos uma cobertura que proporcionasse proteção contra o sol e a chuva, mas que também fosse leve e arejada, além de não brigar com as fachadas das construções ao lado – disse Loureiro.

Com toda a fiação subterrânea, o calçadão será coberto e interligado, através de escada rolante, à estação da SuperVia, que também passará por completa reformulação. A via, que receberá novo mobiliário urbano, terá iluminação cênica à noite.

Parque de Gericinó ganha pista de corrida

João Paulo Nascimento, 16 anos, é uma das quase duas mil pessoas que buscam diariamente saúde e lazer nos cerca de 600 m2 do Parque Natural de Gericinó, uma das poucas áreas ambientais preservadas da Baixada. Praças urbanizadas já foram entregues A população dispõe de uma pista de caminhada e de corrida com quatro quilômetros de extensão, recentemente inaugurada.

Também com aparelhos de ginástica ao ar livre, o parque ainda vai ganhar obras complementares, como uma faixa cicloviária, áreas de lazer e urbanização.

– Está melhorando muito. Antigamente era tudo barro. O lugar é sossegado e lindo – disse João.

O parque e o calçadão não são as únicas obras do Somando Forças em Nilópolis. A Concha Acústica, que tem capacidade para receber até 20 mil pessoas em shows, feiras e exposições, já foi inaugurada. Também foram entregues as obras de reurbanização de três praças no município. Falta apenas entregar a urbanização e o ordenamento da Praça dos Estudantes, cujas obras estão praticamente concluídas.

 

Fonte: Governo do Rio