Início Plantão Rio Novo Conjunto Habitacional no Dona Marta

Novo Conjunto Habitacional no Dona Marta

Os moradores do Morro Dona Marta, em Botafogo, ganham no início do próximo ano mais obras de urbanização. A Secretaria estadual de Obras, através da Empresa de Obras Públicas (Emop), inicia em janeiro a nova fase de intervenções na comunidade, com um investimento de R$ 8,1 milhões. Além das obras, haverá uma preocupação com o processo de reflorestamento, garantindo a melhoria da qualidade de vida das famílias.
 
Nessa fase, estarão sendo construídas 64 unidades habitacionais, sendo quatro para portadores de necessidades especiais; um centro comunitário de ação social; e a melhoria em 225 casas. A proposta é acabar com as moradias de madeira, que ainda existem em alguns pontos da comunidade, e reformar aquelas que estão em risco e já foram identificadas pelo governo.
 
– Janeiro será um mês importante para a comunidade, pois marca o início da segunda fase e abre caminho para uma terceira etapa de obras. Nossa proposta é dar mais qualidade às habitações do Dona Marta e garantir uma vida mais tranqüila para os moradores – frisou o secretário de Obras, Hudson Braga.
 
Nos próximos meses o estado também licitará a construção de mais 128 apartamentos; melhoria em 232 casas, área de lazer; centro de treinamento esportivo; e recuperação ambiental em áreas de risco. O projeto fluminense é dar mais dignidade aos moradores e contar com a população na parceria pela conservação dos equipamentos e na preservação ambiental, garantindo assim mais segurança às encostas.
 
O governo estadual já entregou à comunidade um plano inclinado, com cinco estações; construiu 95 moradias; fez melhorias habitacionais em 211 moradias; reforma e ampliação de creche para 100 crianças; contenção de encostas; campo de futebol com grama sintética; urbanização de áreas de lazer; creche; adaptação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP); pavimentação de vias; rede de distribuição de água, com 1.500 ligações domiciliares; construção de rede de coleta de esgoto; drenagem.
 
– Já investimos R$ 38 milhões em obras, que deram um novo perfil à comunidade. Agora vamos complementar essas intervenções, para que todos sejam beneficiados, acabando, definitivamente, com habitações de madeira, que ainda são vistas em alguns pontos, e a recomposição da cobertura vegetal do Dona Marta – concluiu Braga.

Fonte: Governo do Rio