O novo Elevado do Joá, que liga a Zona Sul à Barra da Tijuca, será inaugurado sábado, dia 28 de maio. O projeto faz parte das intervenções viárias para as Olimpíadas do Rio e promete melhorar em 35% a capacidade de tráfego entre São Conrado e a Barra da Tijuca.
O investimento total da obra é de R$ 457,9 milhões e o novo trecho terá fluxo somente no sentido Barra da Tijuca, mas poderá funcionar com faixa reversível. Além dos dois novos túneis, paralelos aos já existentes, haverá mais uma pista e uma ciclovia. A faixa para ciclistas se ligaria à Ciclovia da Niemeyer para compor o trajeto “Tim Maia”, mas o local foi interditado após um acidente com vítimas.
O maior desafio do projeto, cujas obras tiveram início em 2014, segundo Márcio Machado, presidente da Geo-Rio, , foi a escavação dos dois túneis, semelhantes aos já existentes no Elevado do Joá. Um deles tem aproximadamente 220 metros, e o outro, 430 metros; totalizando 650 metros de via perfurada em rochas. Estes dois novos túneis foram perfurados mais de 40 anos depois dos primeiros. O Elevado do Joá foi construído no começo da década de 70.