Início Plantão Rio Novo formato do quartel da PM será o da Tijuca

Novo formato do quartel da PM será o da Tijuca

O quartel da Polícia Millitar (PM) da Tijuca (6º BPM) será o primeiro do Estado a ser remodelado conforme anunciou o governador Sérgio Cabral na última quinta-feira (27/11), durante a formatura de novos policiais militares, em Sulacap, Zona Oeste do Rio. O projeto vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Casa Civil, em conjunto com a Secretaria de Segurança e o comando da Polícia Militar, com o objetivo de reformar as instalações da corporação a partir da revisão do conceito de aquartelamento que existe hoje.
No lugar de grandes batalhões com centenas de policiais, serão criadas companhias espalhadas pelos bairros, num formato muito semelhante ao das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). O projeto piloto acontecerá no 6º BPM, na Tijuca. O batalhão do bairro da Zona Norte foi escolhido por causa do sucesso da implantação das UPPs do Andaraí, Borel,Formiga, Macacos, Slagueiro e Turano.
A idéia dessa transição no formato quartéis da PM partiu do coronel Robson Rodrigues, que esteve no comando das UPPs por mais de um ano.
– Vamos realizar uma grande mudança e levar o estilo das UPPs para os bairros, usando toda a experiência adquirida com a implantação da polícia pacificadora nas comunidades. Nosso objetivo é o de aproximar a polícia da sociedade, saindo do atual modelo de polícia colonial, que gera medo e distanciamento – disse.
O atual prédio do 6º Batalhão será demolido e em seu lugar será construída uma unidade administrativa, com previsão de área de lazer e esportes, aberta ao público. A exemplo das UPPs, os novos postos serão construídos em módulos de alvenaria com estrutura metálica, com até dois andares e 300m², e serão comandados por um capitão.
O novo conceito da PM deve atingir todos os batalhões da corporação até 2014. Depois da Tijuca as unidades seguintes serão o Quartel Central da corporação, no Centro do Rio, e o Batalhão de Botafogo, na Zona Sul. Apenas os Batalhões de Choque e Operações Especiais (Bope) manterão o formato atual.

Fonte: Governo do Rio