Início Plantão Rio Novo Maracanã recebe primeiros torcedores

Novo Maracanã recebe primeiros torcedores

 

 

O Maracanã abriu as portas para visitação pública, neste sábado (14/4), pela primeira vez desde que fechou para reforma, em 2010. Os primeiros 300 privilegiados, divididos em seis grupos de 50, puderam conferir de perto, entre 8h e 13h, as intervenções que vão transformar o estádio numa arena das mais modernas do mundo.

 

 

Os trabalhos seguem em ritmo acelerado no estádio, que será placo de jogos da Copa do Mundo de 2014, inclusive a final. Vários setores, como arquibancadas inferior e superior, camarotes, cobertura e rampas de acessos, estão em obras, algumas bastante adiantadas e outras concluídas. A modernização, orçada em R$ 859.946.874,32, tem como objetivo proporcionar o máximo em conforto e segurança ao público e preservar a concepção original do estádio.

 

 

Acompanhados do vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, os visitantes passearam pelo canteiro de obras, e viram máquinas, engenheiros e operários em ação para cumprir o cronograma e entregar o novo Maracanã em fevereiro de 2013.

 

 

Atualmente, 5,4 mil pessoas trabalham dia e noite na reforma, que já está 45% concluída. A previsão é alcançar 50% no fim do mês.

 

 

– Vamos avançar cada vez mais. A cada mês, as pessoas vão poder ver como vai ficar este estádio que será o mais bonito, confortável e seguro do mundo. O Maracanã é uma das maiores atrações turísticas do Rio e compartilhar isso com a população é um desejo de todos nós. As pessoas precisam conhecer esta obra grandiosa, que está sendo um grande desafio para nossa engenharia, e que vai modernizar um estádio de 60 anos – afirmou Pezão.

 

 

Segundo o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Júnior, a obra está terminando sua fase mais difícil, que compreende a demolição e a recuperação estrutural, e a tendência agora é ficar ainda mais rápida.

 

 

– Estamos com quase todo o material comprado. A segunda metade da obra vai ser mais tranquila. Entregaremos o estádio na data prevista – disse Ícaro Moreno.

 

 

Depois de assistir a um vídeo sobre o novo Maracanã, muitos dos visitantes, escolhidos entre mais de 1,1 mil inscritos, através da Internet, ficaram admirados com a grandiosidade da reforma e já imaginavam poder assistir a jogos de seu time de coração, dentro de poucos meses, num arena tão bonita. Era o caso dos noivos Luciano Ribeiro Andrade, 30 anos, e Juliana Hugo Silva, 30 anos, ambos flamenguistas.

 

 

– É impressionante, uma obra gigante! Nunca tinha visto uma obra desta magnitude. É a casa dos cariocas e queríamos ver as obras de perto – disse Luciano.

 

 

A noiva completou:

– Vínhamos sempre no Maracanã, desde a época da arquibancada em cimento, depois com cadeiras e agora queremos vir nesta terceira fase. Vai ser muito legal – prevê Juliana.

 

 

Veio gente até de Campos dos Goytacazes, na Região Norte Fluminense. O administrador e técnico em edificações Paulo Peixoto, 46 anos, admirou as obras com olhos de quem conhece o assunto. Ele disse que o método construtivo adotado é dos mais adequados para uma arena esportiva.

 

 

– Vai ser um estádio muito mais seguro, com rápido sistema de evacuação de torcedores. Antes, era um tumulto na saída e, por isso, muita gente ia embora 20, 30 minutos antes para fugir da confusão. Lá fora, também era muita gente embolada. Por isso, nunca assisti a um jogo no Maracanã, preocupado em estar no meio desses tumultos. Preferia a segurança da televisão. Mas agora será diferente. Sinto-me estimulado a frequentar o estádio – disse Peixoto.

 

 

As próximas visitas acontecerão no primeiro sábado de cada mês. Quem estiver interessado poderá se inscrever pelo email [email protected] Não serão aceitas inscrições no local. As visitas guiadas acontecerão de hora em hora, das 8h às 13h, em grupos de no máximo 50 pessoas.

 

 

A responsabilidade pelo cadastramento e o acompanhamento da visitação, a partir do próximo mês, será da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), da Secretaria de Esportes e Lazer.

 

Fonte: Governo do Rio