Início Plantão Rio Novo modelo de Educação Infantil

Novo modelo de Educação Infantil

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, inauguram nesta quinta-feira (15/10) em Bangu o primeiro Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) da cidade.
Trata-se de um novo modelo de atendimento à primeira infância, o EDI Tânia Larrubia Gomes vai integrar a creche e a pré-escola numa mesma unidade. Serão atendidas crianças de 3 meses a 5 anos e meio de idade, que serão estimuladas a desenvolver, precocemente, a aprendizagem através da convivência com os livros, entre outras atividades. Cada EDI terá uma biblioteca/brinquedoteca especializada na primeira infância.
 
A integração com as famílias é outro ponto fundamental dentro do novo conceito de educação infantil. Além do diálogo constante entre família e escola, os EDIs receberão a visita periódica de agentes de saúde da primeira infância para orientar os responsáveis. Esse atendimento se dará dentro de cada unidade, que terá uma sala de atendimento em saúde.
 
Depois de inaugurar o primeiro EDI, o prefeito Eduardo Paes e a secretária Cláudia Costin entregam a Medalha Carioca de Educação a professores e/ou especialistas em educação e livros para os professores da rede municipal.

Ainda nesta quinta-feira (15/10) Paes e a secretária de Cultura, Jandira Feghali, vão destinar R$ 3 milhões a 26 espetáculos teatrais, através do Fundo de Apoio ao Teatro (FATE). O fundo, que foi desativado há dois anos pela administração passada, vai ser retomado nesta em solenidade no Palácio da Cidade.
 As inscrições vão até 9 de novembro de 2009 e a previsão é de que o resultado saia até o fim do mesmo mês. Os recursos serão distribuídos entre companhias e produtores estabelecidos no Rio de Janeiro, que poderão inscrever apenas uma proposta e os espetáculos escolhidos devem estrear no prazo de um ano.
 
Para comemorar a volta deste incentivo, o prefeito e a secretária de Cultura receberão produtores, diretores, atores e outros profissionais do setor. Na ocasião, o ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella, criador do FATE, será homenageado.
 

 

Fonte: Prefeitura do Rio