A Prefeitura do Rio, empenhada em reestruturar o sistema de transporte de passageiros no município, publica nesta quarta-feira, dia 9, no Diário Oficial do Município, decreto que cria o Serviço de Transporte Público Urbano Local (SPTL) na Área de Planejamento 5 (Zona Oeste). Com o SPTL, a Secretaria Municipal de Transportes licita e regulamenta o chamado transporte alternativo a partir de critérios que permitirão o atendimento eficaz das necessidades dos usuários. Assim, o poder público terá mais instrumentos para fiscalizar e exigir a prestação de bons serviços.
O Lote 1 da licitação abrange o bairro de Guaratiba e a parte sul de Campo Grande e prevê a utilização de micro-ônibus em substituição a kombis e vans, garantindo frota definida, itinerários fixos, intervalos regulares, gratuidade, e acessibilidade. Os veículos deverão possuir equipamento eletrônico de validação de bilhetes compatível com os sistemas da Riocard, Supervia, Metrô e Barcas, criando condições favoráveis para a implantação do Bilhete Único.
O novo modelo substitui o TEC (Transporte Especial Complementar), que atualmente opera com kombis e vans. A previsão é de que todos os lotes da AP 5 sejam licitados até o fim de fevereiro de 2010.
O Lote 1 é composto de cinco linhas: Pedra de Guaratiba-Campo Grande (Via Estrada das Capoeiras), Pedra de Guaratiba-Campo Grande (Via Estr. do Catruz), Largo do ABC-Campo Grande, Morro Cavado-Campo Grande e Areal-Campo Grande, com estimativa de 20 mil passageiros pagantes e 2 mil gratuidades.
Poderão participar da licitação as pessoas jurídicas que executem o serviço por operadores autônomos cadastrados pela SMTR. Apenas cooperativas com membros cadastrados na Prefeitura poderão concorrer.
Fonte: Prefeitura do Rio