Início Plantão Rio Novo parque estadual contará com unidade de policiamento

Novo parque estadual contará com unidade de policiamento

O Rio de Janeiro vai ganhar um parque com biodiversidade mais rica do que a Floresta da Tijuca. Com área de 3,7 mil hectares dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Gericinó-Mendanha, o Parque Estadual Atlântico Gericinó contará com uma Unidade de Policiamento Ambiental (Upam). Segundo a Secretaria do Ambiente, o decreto com a criação do parque sai entre dezembro e janeiro. Já a instalação da Upam, com a presença de 20 PMs, será feita em abril.

 

A previsão é de que sejam instaladas mais quatro Upams: no Parque dos Três Picos, na Região Serrana, em Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Serra da Tiririca, em Niterói, e na Reserva da Juatinga, em Paraty. Os parques da Pedra Branca e do Desengano já ganharam a proteção policial. O secretário do Ambiente, Carlos Minc, disse que a criação do parque era estudada há cinco meses.

 

– É uma área mais rica em fauna e flora do que a Floresta da Tijuca. As cachoeiras servem de lazer para moradores da Baixada e dos bairros de Bangu e de Realengo – disse Minc.

 

Governo do Rio