Início Plantão Rio Novo relações públicas da PM toma posse

Novo relações públicas da PM toma posse

A Comunicação Social da Polícia Militar está sob novo comando. Nesta segunda-feira (14/12), o tenente-coronel Henrique de Lima Castro Saraiva assumiu o cargo de Relações Públicas da corporação. A reestruturação do setor de informação da instituição bicentenária é uma das principais prioridades da atual gestão. A meta é dar continuidade ao novo modelo da Coordenadoria de Comunicação, implantado há poucos meses. A cerimônia de posse – que aconteceu no Salão Nobre do Quartel-General da corporação, no Centro do Rio – contou com a participação do comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte.

– É um momento de simplicidade das formas e complexidade dos conteúdos. Nós queremos uma comunicação célere e aberta, trocando a maior quantidade possível de informações com a população e a mídia para dar conta dos nossos atos. Nós traremos um corpo de jornalistas para trabalhar na coordenadoria e teremos um forte marketing interno. Nossa comunicação será diferente daquela que se preocupava mais com as solenidades e eventos de aniversariantes. Teremos uma comunicação mais profissional e mais parecida com a mídia moderna – anunciou o comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Rio.

Formado em Direito pela Universidade Gama Filho, Henrique de Lima Castro ficou à frente por cinco meses do Batalhão de Resende, que será comandado pelo tenente-coronel Cristino Luiz Gaspar. O novo coordenador de comunicação da polícia ficará no lugar do coronel Aristeu Leonardo, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária que ocupou o cargo interinamente durante dois meses. Lima Castro também comandou as unidades policiais do Leblon, Queimados, Volta Redonda e Cabo Frio. Na Coordenadoria, o tenente-coronel pretende agilizar a divulgação de informações referentes à corporação através dos policiais porta-vozes.

– Nós estamos trabalhando com alguns porta-vozes dentro da chamada PM 5. Todos os comandantes são porta-vozes em potencial. A ideia é que eles saibam que há uma coordenadoria que tem uma linha mestre de trabalho, para que os oficiais possam informar da melhor maneira possível o que está acontecendo na instituição. Já estávamos trabalhando dentro desse método. Vários meios de comunicação estão sendo disponibilizados. É importante manter esse bom relacionamento com a imprensa – destacou o coordenador da Comunicação Social da Polícia Militar.

O trabalho do tenente-coronel Henrique de Lima enquanto comandante do 37º Batalhão de Polícia, no município de Resende, foi importante por ter aproximado os moradores da cidade dos policiais militares. Lima Castro estimulou o uso do disque-denúncia. Durante anos, o militar de 49 anos participou da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e auxiliou nas primeiras eleições livres em Moçambique, na África. Os serviços sociais prestados a diversas sociedades renderam ao policial renomadas condecorações nacionais e internacionais, como as medalhas Tiradentes e de Missão de Paz em Moçambique.

Reformulações no concurso da PM
Durante a solenidade de posse do novo relações publicadas da PM, o comandante-geral da corporação, coronel Mário Sérgio de Brito Duarte, anunciou a maior reforma já realizada no concurso público da Polícia Militar. A partir de 2010, serão incluídas na seleção mais sete disciplinas: Direito Penal, História, Noções de Sociologia, Geografia, Direitos Humanos, Legislação de Trânsito e Informática. Atualmente, os candidatos realizam provas de Português e Matemática. A polícia também adotará novos métodos de avaliação nos exames físicos.

– Vamos transformar o nosso concurso em uma seleção que traga um candidato com prontidão e com conhecimentos básicos para o exercício da profissão. É importante fazer uma prova que selecione e classifique. Compreendemos que a Matemática, por exemplo, não é uma ciência que traz uma prontidão dentro daquilo que se espera de um policial capaz de analisar fenômenos sociais. Hoje, o policial que trabalha com a população precisa também ter conhecimentos em outros campos – ressaltou o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte.

 

 

Fonte: Governo do Rio