Início Plantão Rio Novo sistema de sinalização da supervia está em fase final de testes

Novo sistema de sinalização da supervia está em fase final de testes

O novo sistema de sinalização de trens da SuperVia já está em fase final de testes. O equipamento foi adquirido pela concessionária com a Bombardier, empresa líder mundial em sinalização metroferroviária. A SuperVia investiu R$ 150 milhões para adquirir o Automatic Train Protection (ATP), que oferecerá mais segurança à circulação e a possibilidade de redução do intervalo entre os trens em até 50% nos horários de maior movimento da manhã e da noite.

 

– O ATP regula a velocidade do trem e reforça a segurança da circulação, calculando a distância necessária para que as paradas sejam feitas de forma adequada e respeitando os sinais da via férrea. A sinalização atual é segura, mas pretendemos revitalizar o sistema ferroviário do Rio de Janeiro com esse avanço, somado à entrada em operação dos 20 trens encomendados pela Super-Via junto à Alstom e às demais 60 composições licitadas pelo Governo do Estado, previstas para 2014. Desta forma, conseguiremos dobrar a capacidade de trens ofertados por ramal e diminuiremos
gradativamente o tempo de espera nas plataformas – explicou o diretor de Operações da SuperVia, João Gouveia.

 

Instalação em Deodoro termina em março

 

O equipamento, instalado nos trens, garante a codificação de informações de placas de sinalização instaladas na via férrea, envia avisos aos maquinistas, possibilitando melhor integração com o novo Centro de Controle Operacional da SuperVia e maior flexibilidade para a circulação de composições.

 

O ATP permitirá que o ramal Deodoro opere, nos horários de maior movimento, com intervalos de três minutos, o menor entre todos os cinco ramais. Para os demais, os horários também poderão diminuir pela metade. A instalação do ATP na via será concluída em Deodoro em março. Até o fim do ano, todos os ramais estarão aptos para operar com a nova tecnologia.

 

– Esse sistema chega em um momento em que o usuário do sistema já percebe os inúmeros avanços postos em prática pelo Governo do Estado e também pela concessionária. Este equipamento, junto com os novos trens com ar-condicionado e os investimentos em modernizações, é capaz de proporcionar à população mais segurança, conforto
e agilidade em suas viagens de trem – disse o secretário de Transportes, Julio Lopes.

 
Governo do Rio