Início Plantão Rio Novos documentos para moradores da Região Serrana

Novos documentos para moradores da Região Serrana

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) iniciaram  a entrega da segunda via da carteira de identidade para as vítimas das chuvas na Região Serrana. As primeiras 542 cédulas foram entregues no Ginásio Pedrão, em Teresópolis, pelo presidente do Detran, Fernando Avelino, e pela subsecretária de Assistência Social, Nelma Azeredo, que representou o secretário estadual de Assistência Social  e Direitos Humanos, Rodrigo Neves.   

“Já cadastramos quase 3 mil pessoas para a retirada da segunda via da identidade nos municípios atingidos pelas chuvas. Hoje vamos entregar 542 carteiras aqui em Teresópolis, mas até ontem à noite já havíamos impresso 1.805. Ainda esta semana faremos entregas em Itaipava, Petrópolis e Nova Friburgo. Vamos continuar o cadastramento das famílias até que todas sejam atendidas”, informou o presidente do Detran.  

A entrega do documento é resultado de ação conjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, da Fundação Leão XIII e do Detran, iniciada no último dia 16 nos municípios de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo. O Detran instalou postos móveis nas três cidades para atender as vítimas das chuvas. A medida visa agilizar o pagamento dos benefícios sociais –  Bolsa Família, FGTS e o aluguel social – aos desabrigados cadastrados nos respectivos programas.

A subsecretária de Assistência Social, Nelma Azeredo, destacou a importância da parceria do Detran com a SEASDH, a Fundação Leão XIII e também da Defensoria Pública do Estado para o mutirão de retirada de documentos.

“O trabalho desses órgãos é fundamental para identificarmos as pessoas que perderam documentos na enchente. Desta forma elas podem receber a segunda via gratuitamente”, ressaltou.

Grávida de 9 meses, Alessandra de Souza Silva, 28 anos, foi a primeira a receber o novo documento.  “Perdi tudo na enchente. Com a identidade vou poder correr atrás dos meus direitos. Agora vou poder retirar o Fundo de Garantia”, disse.

A autônoma Luana Aparecida de Oliveira Ferreira, 28 anos, também recebeu a segunda via da identidade no Pedrão. “Com o documento vou poder me inscrever nos programas sociais do governo e começar a reconstruir a minha vida. Vou me cadastrar para receber o aluguel social”. 

 

 

Fonte: Assistência Social e Direitos Humanos