Vestir as praias cariocas com texturas de cores inspiradas na própria paisagem (a areia, o pôr do sol, o azul e verde do mar e do céu) é o objetivo da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), que atende pedidos pela valorização da paisagem da orla. Depois das areias de Ipanema e do Arpoador, a população teve a oportunidade de ver neste sábado (22/12) na orla do Leblon, Urca e Praia Vermelha, o novo visual dos quatro mil guarda-sóis com as texturas e cores que vão pôr fim à monocromia do vermelho.
Desde o último sábado (15/12), os primeiros oito mil guarda-sóis já fazem parte da paisagem das areias de Ipanema e do Arpoador, com estampas inspiradas na natureza e na própria cidade para os equipamentos que servirão ao conforto dos banhistas. Nesta primeira semana, 27 barraqueiros de Ipanema e Arpoador foram autuados por desobedecer o decreto que estabelece a padronização dos novos guarda-sóis.
“Valorizar a paisagem da orla carioca sempre foi o desejo da Prefeitura ao propor novo tons e cores para os guarda-sóis”, afirma o secretário Especial da Ordem Pública, Alex Costa. Serão distribuídos ao longo do verão 40 mil guarda-sóis no trecho da orla que vai do Pontal à praia do Flamengo. A partir do dia 15 de janeiro, os novos guarda-sóis chegarão à praia de Copacabana.
Prefeitura do Rio