Início Plantão Rio Novos procedimentos para emplacamento

Novos procedimentos para emplacamento

A partir desta sexta-feira (8/10), o Detran vai colocar à disposição dos seus clientes a aquisição de placas de forma fácil, acessível e segura. A modernização é fruto de uma gerência empresarial implementada nos últimos anos, que resultou na primeira licitação de placas e lacres realizada pelo órgão.
 
O cliente só poderá comprar placas e lacres através do Banco Itaú, com impressão da guia de pagamento com base no CPF do proprietário. Isto permitirá a transmissão de dados capazes de liberar o conteúdo alfa numérico das placas e os códigos de informática dos lacres em tempo diminuto, com os dados transitando pelo sistema de informática do Detran.
 
Com isto, o processo ganha em segurança, conforto e se vincula, em definitivo, às exigências impostas pelo CONTRAN, com vistas à integração nacional da base de dados de veículos.
Vale salientar que a mudança de placas só será necessária quando forem realizados os serviços abaixo listados, devendo, para tal, serem previamente agendados:
 
1 – Troca de município ou jurisdição;
2 – Troca de categoria;
3 – 2ª via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), por perda ou furto do lacre ou queda da placa traseira;
4 – Necessidade de reposição da placa dianteira por perda, furto ou dano;
5 – Necessidade de reposição da placa por exigência do posto de vistoria;
6- Necessidade de reposição de lacre ou tarjeta;
 
Além destes procedimentos, estão inseridos no processo os veículos submetidos à primeira licença. Mais detalhes poderão ser obtidos no site www.detran.rj.gov.br ou pelo SAC 0800 020 4042, 0800 020 4040 e 3460-4040.
 

Fonte: Detran