O governo do Estado e o Ministério da Justiça firmam termo de compromisso para implantar 19 núcleos de prevenção à violência nos territórios que já receberam Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). O documento será assinado pelo governador Sérgio Cabral, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o subsecretário de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Territórios, Antônio Carlos Biscaia, e a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Minc.
Os núcleos serão constituídos por equipes multidisciplinares, compostas por assistentes sociais, advogados e psicólogos, que farão o diagnóstico, a mediação de conflitos e a promoção de direitos humanos nessas regiões.
O repasse de verbas pelo Ministério da Justiça será de R$ 20 milhões para a implantação dos espaços nos próximos dois anos. Os primeiros núcleos serão entregues já no primeiro trimestre de 2012.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos atuará em parceria com o Ministério Público, a Defensoria Pública e núcleos de direitos humanos nesta agenda integrada de desenvolvimento social.
Fonte: Governo do Rio