Início Plantão Brasil Número de mortes nas estradas cai 25,4%

Número de mortes nas estradas cai 25,4%

 

O número de mortes nas estradas caiu 25,4% neste carnaval, segundo o balanço parcial divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nos três primeiros dias do feriado prolongado, de sexta-feira (8) a domingo (10), foram registradas 97 mortes. No mesmo período do ano passado, a PRF já havia contabilizado 130 mortes.

 

 

O número de feridos também teve redução de 15,7% – foram 1.303 ocorrências em 2012 e 1.098 neste ano. A PRF informa ainda que, no mesmo período, houve queda de 2,6% no número de acidentes – ano passado foram 2.051 registros e, neste carnaval, já aconteceram 1.997 acidentes.

 

 

“Conforme havíamos previsto, ultrapassamos o número de testes de embriaguez feitos no carnaval passado, batendo o novo recorde histórico, com 42.661 testes aplicados”, disse à Agência Brasil o inspetor Fabiano Moreno, da PRF.

 

 

Em 2012 foram feitos 30,4 mil testes. Apesar de mais testes terem sido aplicados, a PRF registrou queda no número de autuações que resultaram em prisão. De 1.410 autuações feitas no ano passado, 494 pessoas foram presas; de 1.055 autuações feitas neste carnaval, 338 foram detidas.

 

 

Segundo Moreno, os números mostram que as ações integradas de fiscalização e de conscientização desenvolvidas pelo governo surtiram efeito no trânsito. “Com as fiscalizações e as campanhas de trânsito, notamos que os motoristas estão despertando para a responsabilidade que precisam ter em prol de um trânsito seguro”, disse o inspetor.

 

 

A PRF reitera que no retorno do feriado de carnaval os motoristas precisam estar bem atentos porque, a exemplo dos anos anteriores, os acidentes mais graves costumam acontecer após alguma atitude imprudente.

 

 

Além disso, acrescenta, a nova lei é intolerante para qualquer quantidade de álcool. “Os motoristas precisam saber que o álcool demora a ser metabolizado e que essas histórias de cochilo, café amargo ou medicamentos para metabolizá-lo de forma mais rápida não procedem”, completou.

 

 

A Operação Carnaval continua até a meia-noite da próxima quarta-feira (13).

 

Agência Brasil