Início Destaque O 14ª Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo será realizado do dia...

O 14ª Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo será realizado do dia 24 ao dia 31 de julho

Esta edição irá exibir um total de 148 títulos de 16 países. A maior marca do evento. A programação reúne os destaques da produção mais recente feita na América Latina e no Caribe, incluindo vários títulos inéditos no Brasil.

Inédito no Brasil, “Fakir”dirigido por Helena Ignez, uma das principais personalidades do cinema brasileiro, abre o festival. O longa retrata o sucesso do faquirismo no Brasil, América Latina e França. A sessão, aberta ao público, acontece em 24 de julho, quarta-feira, às 20h30, no Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina.

A Sessão Contemporâneos traz produções recentes e inéditas no país, longas brasileiros em première mundial e a terceira edição do “Foco Chile. Serão exibidos filmes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Entre os destaques estão:  “A música das esferas” de  Marcel Beltrán, “Eu impossível” de Patricia Ortega, “Pornô para iniciantes”  de  Carlos Ameglio, “Menina Errante” de Rubén Mendoza, “Os aventureiros” de Tana Schembori e Juan Carlos M, “Eu menina” de Natural Arpajou, “3-1= 2 Rodando”  de José Alcazar, “Asfixia” de  Kenya Márquez,  “O Guru” de Rory Barrientos Lamas e “Cuecas Rasgadas” de  Arnaldo Valsecchi.

Já entre os brasileiros, o festival promove a première Mundial dos seguintes longas “Eldorado, Mengele vivo ou morto?” de Marcelo Felipe Sampaio, “Fakir de Helena Ignez (filme de abertura) e “Ensaio sobre o fracasso” de Cristiano Burlan; e a première nacional do No coração do mundo” de Maurilio Martins e Gabriel Martins.

HOMENAGEADOS

As cineastas Tata Amaral, Cláudia Priscilla, a atriz Léa Garcia e o ator chileno Patrício Contreras são os grandes homenageados desta edição. O festival vai exibir os mais marcantes trabalhos de suas carreiras, incluindo o clássico “Compasso de Espera”, estrelado por Léa Garcia.

Raro filme dirigido pelo diretor teatral Antunes Filho, “Compasso de Espera” será a atração de encerramento do Festival, que acontece em 31/07, às 20h30, no Cinesesc.  A obra, de 1973, traz no enredo as várias lutas contra o preconceito racial enfrentadas por um típico herói brasileiro que combate no dia a dia os resquícios deixados por uma sociedade escravocratas. No elenco se destacam ainda Antônio Pitanga, Stênio Garcia, Renée de Vielmond e Zózimo Bulbul.

Um encontro inédito reúne as três personalidades homenageadas desta edição do Festival. A Mesa “Mulheres do Cinema” promove um bate-papo entre a atriz Léa Garcia e as diretoras Tata Amaral e Claudia Priscila com mediação da cineasta Marina Person. O evento acontece às 14h30 no dia 31/07 no CCSP (Centro Cultural São Paulo).

SESSÕES ESPECIAIS, DEBATES, ENCONTROS E OFICINAS

 Diversas atividades que envolvem debates, encontros, oficinas e sessões especiais, abertas ao público, mediante inscrição prévia no site do Festival, estão na programação do 14º Festival de Cinema Latino Americano.

No dia 25/07, no CCSP (Centro Cultural São Paulo), acontece o encontro “Jean-Claude Bernardet por Kiko Goifman e Cristiano Burlan”. A montadora Vânia Debs e os diretores Goifman e Burlan conversam sobre a obra do pensador Bernardet às 19h.

A diretora, produtora e roteirista argentina, Natural Arpajou, ministra a oficina “Realização Audiovisual”, em 27/07, sábado, a partir das 10h30, na Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina. A oficina busca partilhar ferramentas, recursos e experiência para escrever um roteiro profissional, sempre sob a perspectiva do autor.

A produtora, gestora cultural, programadora e diretora fundadora da Storyboard Media,  Gabriela Sandoval,  conversa com o público sobre “Os Caminhos Atuais do Pensar Festivais AudioVisuais”, no dia 27/07, sábado, às 15h, na Spcine Paulo Emílio no CCSP.

Patrício Contreras, ator chileno e um dos homenageado do festival deste ano, ministra a oficina “Atuação para Audiovisual” em 30/07, terça-feira, a partir das 10h30, na Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina.

Ainda no dia 30 de julho, às 16h, na Biblioteca Mário de Andrade, acontece a  mesa de debate “Circuitos Tradicionais e Alternativos de Difusão | Distribuidores, Players e Salas de Cinema”  com  Jimmy Leroy,   diretor criativo da Viacom Networks, Henry Galsky, Canal Brasil , Agustina Lumi, diretora de Cine.ar – Incaa, Argentina, Laís Bodanzky, presidente da Spcine,  e Igor Kupstas, O2 Play, com a mediação de Francisco César Filho, diretor e curador do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.

Também no dia 30, na Biblioteca Mário de Andrade, às 18h, ocorre o “Encontro com Cineastas e Produtores”. Nele estarão presentes Luciana Calcagno, curadora, produtora e distribuidora da empresa CineTren (Argentina) e Gabriela Sandoval, criadora dos festivais de cinema SANFIC e AMOR Festival LGBT+ e diretora  da Storyboard Media.

A programação destaca ainda o tradicional “Cinema da Vela”, que acontece no dia 30/07, às 19h30 no CineSesc. Sob o tema ‘Cinema Visceral’ estarão reunidos o diretor brasileiro Marcelo Felipe Sampaio e o roteirista Fernando Bonassi, ambos do longa-metragem “Eldorado, Mengele Vivo ou Morto, com mediação da jornalista Ana Paula Sousa.

Para finalizar as atividades Paralelas, em 31/07, quarta-feira, às 11h, no CCSP, o festival  promove um encontro que discute a formação audiovisual na região latino-americana. Estarão reunidos o mexicano Raúl López Echeverría, o cubano Marcel Beltrán e a brasileira Maria Dora Mourão, com mediação de Eduardo Santos Mendes.

Pela primeira vez, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, oferece ao público de todo o Brasil a oportunidade de assistir, gratuitamente, a filmes do evento à distância, através do serviço de streaming da Spcine, o Spcine Play. A programação online faz uma Homenagem Virtual a Cristiano Burlan, com uma seleção de seis de seus films por 90 dias: “Hamlet”“Sinfonia de 1 Homem Só”“Mataram meu Irmão”“Antes do Fim”“Elegia de um Crime” e “Fome”, . Além disso, a Spcine Play coloca no ar, por 30 dias, quatro filmes latino-americanos: “Eu Menina” (Argentina), “3-1=2 Rodando” (Paraguai) e os equatorianos “Um Segredo na Caixa” e “Quixotes Negros.

O Festival de Cinema Latino-Americano ainda traz na programação a competição Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect e filmes do DocTV Latinoamérica, primeiro programa de fomento à produção e teledifusão do documentário latino-americano, realizados em parceria entre produtores independentes e emissoras públicas de televisão.

As atividades acontecem no Cinesesc, Memorial da América Latina (Auditório Simón Bolívar e Auditório da Biblioteca Latino-Americana), nas salas do Circuito Spcine (Spcine Olido e Spcine Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo), Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade e Sala Umuarama do Instituto CPFL (Campinas, SP). A programação tem entrada gratuita ou preços acessíveis (R$5 a R$12).

Com curadoria e direção assinadas por Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Fundação Memorial da América Latina, Paleo TV e Associação do Audiovisual. Conta com patrocínio da Spcine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e CPFL e são seus co-realizadores o Instituto CPFL e o Sesc.

O evento conta com apoio dos consulados paulistas da Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, México, Paraguai e Uruguai.

Mais informações podem ser acessadas no website do festival www.festlatinosp.com.br/ e na fanpage oficial do evento: facebook.com/festlatinosp

 

SERVIÇO

14º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

24 a 31 de julho de 2019
http://www.festlatinosp.com.br/
https://www.facebook.com/festlatinosp

Locais: Cinesesc, Memorial da América Latina (Auditório Simón Bolívar e Auditório da Biblioteca Latino-Americana), Circuito Spcine (Spcine Olido e Spcine Paulo Emilio, no Centro Cultural São Paulo – CCSP), Auditório Rubens Borba de Moraes da Biblioteca Mário de Andrade e Sala Umuarama do Instituto CPFL (Campinas, SP).