O 18º Festival de Cinema Brasileiro de Paris vai exibir as mais recentes produções nacionais, reunir cinema e literatura, prestar homenagem a Eduardo Coutinho, promover encontros do público com e realizadores, eleger a melhor ficção através de voto popular e tem o privilégio de encerrar sua edição com o elogiado show da cantora Teresa Cristina, interpretando Cartola.
Serão 20 longas, entre premiados e inéditos, como Nise, o Coração da Loucura, de Roberto Berliner (filme de abertura, com presença do diretor e da atriz Glória Pires), Campo Grande, de Sandra Kogut, Boi Neon, de Gabriel Mascaro, Betinho, a Esperança Equilibrista, de Victor Lopes, O Olmo e a Gaivota, de Petra Costa,Amores Urbanos, de Vera Egito e outros (abaixo a lista completa)
O Festival vai prestar homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho, com uma sessão especial do filme Últimas Conversas, de Eduardo Coutinho, seguida de bate papo com a montadora Jordana Berg, a diretora Sandra Kogut e com os diretores Marie-Clémence Paes, César Paes.
Destaque também para a presença dos escritores Milton Hatoum (que conversa com o público após a sessão de Órfãos do Eldorado ) e de Luiz Ruffato, que participa da sessão do longa Estive em Lisboa e Lembrei de Você e lança a edição francesa do livro.
‘A diversidade e a qualidade de filmes brasileiros crescem a cada ano e o Festival, dentro do possível, procura traçar um recorte do que está sendo produzido. É uma grande satisfação poder não só exibir os 20 filmes selecionados mas proporcionar encontros do público com seus realizadores.’ cita Katia Adler, diretora do Festival.
Abaixo lista dos filmes e convidados:
os filmes:
Ficção
– NISE, O CORAÇÃO DA LOUCURA Direção: Roberto Berliner Apresentado pelo diretor Roberto Berliner e pela atriz Gloria Pires (Filme de Abertura)
– TUDO QUE APRENDEMOS JUNTOS Direção: Sérgio Machado Apresentado pelo ator e cantor Criolo (Filme de Encerramento)
– AMORES URBANOS Direção e Roteiro: Vera Egito Debate com a diretora Vera Egito e o ator Thiago Pethit e a atriz Maria Laura Nogueira
– ASPIRANTES Direção: Ives Rosenfeld – Debate com o diretor Ives Rosenfeld, a atriz Julia Bernat e a produtora Tati Leite
– BOI NEON Direção e Roteiro: Gabriel Mascaro
– CAMPO GRANDE Direção: Sandra Kogut Debate com a diretora Sandra Kogut e a atriz Julia Bernat
– JONAS Direção: Lô Politi Debate com a diretora Lô Politi
– MUNDO CÃO Direção: Marcos Jorge Debate com o diretor Marcos Jorge e a produtora Claudia da Natividade
– O OLMO E A GAIVOTA, de Petra Costa
– ÓRFÃOS DO ELDORADO Direção e Roteiro: Guilherme Coelho Debate com o diretor Guilherme Coelho e o escritor Milton Hatoum
– VIDAS PARTIDAS Direção: Marcos Schechtman Debate com o diretor Marcos Schertman e a produtora e atriz Naura Scheinder
– ESTIVE EM LISBOA E LEMBREI DE VOCÊ Direção e Roteiro: José Barahona Debate com o diretor José Barahona, o escritor Luiz Ruffato, a produtora Carolina Dias e os atores Paulo Azevedo, Renata Ferraz e Rodrigo Almeida (lançamento da edição francesa do livro Estive em Lisboa e lembrei de você)
– VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO Direção: Marcelo Gomes e Karim Aïnouz Debate com o diretor Karim Ainouz (lançamento do dvd)Documentário
– ARPOADOR, PRAIA E DEMOCRACIA Direção: Hamsa Wood e Helio Pitanga Debate com o diretor Helio Pitanga e a produtora Marcia Rocha
– BETINHO, A ESPERANÇA EQUILIBRISTA Direção e Roteiro: Victor Lopes Debate com o diretor Victor Lopes
– ÚLTIMAS CONVERSAS Direção: Eduardo Coutinho Homenagem a Eduardo Coutinho Debate com a diretora e montadora Jordana Berg e os diretors Marie-Clémence Paes, César Paes e Sandra Kogut, em homenagem ao grande cineasta
– A LOUCURA ENTRE NÓS Direção: Fernanda Fontes Vareille Debate com a diretora e a equipe do filme
– NOIR BRÉSIL Direção: Angèle Berland Debate com a diretora Angèle Berland
Público jovem
– AS AVENTURAS DO PEQUENO COLOMBO Direção: Rodrigo Gava e Eduardo Campos Debate com o produtor Marco Altberg
– A FAMÍLIA DIONTI Direção e Roteiro: Alan Minas Debate com o diretor Alan Minas
Para encerrar esta edição, a cantora Teresa Cristina vai apresentar o show Teresa Cristina canta Cartola. Acompanhada pelo talentoso Carlinhos Sete Cordas, um violonista virtuoso, Teresa Cristina também conta com participação especial do cantor e compositor Criolo.
O Festival acontece no simpático e charmoso Cinema l’Arlequin e é produzido pela Jangada. Além do Festival de Cinema Brasileiro de Paris, a Jangada, presidida por Katia Adler realiza dois festivais internacionais no Canadá: em Toronto (Brazil Film Festival) e em Montreal (Festival du Film Brésilien de Montreal). Em 2011, a Jangada realizou ainda o 1st Latin American Cultural Festival no Catar, em Doha.
18º Festival de Cinema Brasileiro de Paris
de 5 a 12 de abril de 2016
L’Arlequin – 76 rue de Rennes 75006 Paris