Início Plantão Brasil O Brasil passado a limpo

O Brasil passado a limpo

A Organização Não Governamental (ONG) Ação Pró-Cidadania, através do movimento Reforma Política Já (RPJ), foi criada com o intuito de erradicar o tumor maligno disseminado nas práticas políticas brasileiras. Sem vínculo algum com partidos ou políticos, o RPJ propõe profundas mudanças na estrutura política nacional, que serão reivindicadas com a formulação de uma proposta de reforma política feita pelo povo. O próximo passo seria transformá-la em Projeto de Lei, visando sua implantação para as eleições de 2010. Personalidades brasileiras de diversos setores já se engajaram nesta mobilização. O produtor cultural Pedro Paulo Cava, por e xemplo, resumiu o espírito da ação: “Se você quer um país melhor e mais justo, lute por ele. O movimento RPJ é a arma para esta luta.”
Criado em 2007, o movimento tem a missão de discutir um projeto fundado em valores éticos e morais com os diversos segmentos da sociedade brasileira. Os objetivos são bem definidos: moralizar, instituir a ética e reduzir drasticamente os índices de corrupção, fazendo com que a política deixe de ser um excelente “negócio” para oportunistas e desonestos, desestimulando-os a ingressarem na vida pública. A partir dessa premissa, foi declarada guerra para que episódios de corporativismo, infidelidade partidária, caixa dois de campanha, nepotismo e corrupção sejam banidos do cotidiano dos brasileiros.
O presidente da Ação Pró-Cidadania, Marcílio Augusto Moreira, sabe que a reforma política somente será possível com alteração constitucional autorizada pelo congresso. Ele está ciente de que esta instituição jamais votaria uma reforma em prejuízo dos interesses pessoais de seus membros. “Reforma feita pelos políticos seria o mesmo que a revisão do Código Penal ser feita pelos detentos”, diz um dos slogans da ação. “Uma vez elaborada com a participação do povo, a reforma política é a ferramenta necessária para construirmos uma nação mais justa”, diz Marcílio. 
Considerada mãe de todas as outras reformas, como a tributária, da previdência e do sistema carcerário, a reforma política se faz imprescindível para o País, pois eliminaria os desonestos, oportunistas e maus administradores do cenário político. O movimento RPJ vem realizando ampla campanha de conscientização da população, com apoio de diversas personalidades brasileiras que buscam uma sociedade ética.
Serviço
Movimento Reforma Política Já (RPJ)
Endereço: rua Matias Cardoso, 63 – sl. 505
CEP: 30170-914
Santo Agostinho
Belo Horizonte – MG
Brasil
Informações: +55 31 9122.4330
Site: www.rpj.org.br
Fonte: Partnersnet