Início Destaque O Dia D de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado,...

O Dia D de vacinação contra a gripe será realizado neste sábado, dia (06/05), no Rio

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio Janeiro (SMS-Rio) realiza neste sábado (06/05) o dia D de vacinação contra a Influenza. Serão disponibilizados, das 8h às 17h, mais de 500 pontos de imunização, entre unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e postos extramuros implantados em locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, praças, entre outros, facilitando o acesso à da população alvo. A lista completa dos pontos será divulgada no site da Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira (05/05).

Iniciada em 10 de abril, a campanha vai até 31 de maio e tem como objetivo alcançar cobertura de 90% dos grupos prioritários, o que corresponde a cerca de 2 milhões de pessoas na cidade. A vacina é destinada para os seguintes grupos prioritários: idosos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores de saúde, trabalhadores da educação, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), integrantes das forças de segurança.

A imunização contra a gripe é segura e fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções mais severas causadas pelo vírus da influenza nos grupos mais suscetíveis. Em 2023, o imunizante oferecido na campanha protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circulam no Hemisfério Sul: H1N1, H3N2 Darwin e linhagem B/Victoria. Quem estiver com alguma dose da vacina da covid-19 em aberto também poderá colocar o esquema vacinal em dia, já que as duas vacinas podem ser tomadas juntas.

– A vacinação contra a gripe se tornou um compromisso anual da população carioca. É um recurso importante de prevenção às formas severas da doença para o público mais vulnerável, e é essencial que os grupos prioritários se vacinem, por isso estamos promovendo o Dia D da campanha. Não podemos esquecer que a vacinação é um esforço coletivo, e é fundamental que as pessoas procurem os postos de saúde. Cada dose protege tanto o vacinado quanto quem está ao seu redor – diz o secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Prado.

Mesmo pessoas que tomaram a dose ano passado contra a gripe devem se vacinar novamente. Para quem já tomou o imunizante em anos anteriores, o esquema vacinal é de dose única. Já para as crianças da faixa etária elencada que vão tomar a vacina pela primeira vez este ano, são duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Além do Dia D, a vacina contra a gripe está disponível de segunda-feira a sábado nas 237 unidades de Atenção Primária e, de domingo a domingo, no Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), em Botafogo, é mais uma unidade de referência para a vacinação, só no período entre fevereiro e abril deste ano, já aplicou cerca de 20 mil doses (entre vacinas de rotina, contra a covid e influenza). O SCCV funciona diariamente das 8h às 22h e também oferece drive-thru para atender idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Para quem for se imunizar, é necessário apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação. Será preciso apresentar ainda um comprovante da classificação como grupo prioritário, como laudo médico, documento funcional para os grupos profissionais atendidos, entre outros. A lista das comorbidades pode ser acessada pelo link .

Ações culturais conscientizam para vacinação

Com o objetivo de incentivar a vacinação contra a influenza, unidades de saúde do Município promoverão ações culturais no Dia D da campanha. Com roda de samba, às 10h, e feira de mulheres empreendedoras, das 9h às 13h, o Centro Municipal de Saúde (CMS) Heitor Beltrão, na Tijuca, estará de portas abertas para receber a população que deseja se vacinar contra o vírus.

Na Praça da Bandeira, o Centro Municipal de Saúde Hélio Pellegrino preparou uma apresentação de teatro do coletivo Sem Ribalta, às 9h, feira de artesanato de empreendedores do território, das 9h às 12h, e sarau às 14h, com o objetivo de incentivar moradores a se vacinar. Além disso, no CMS Nilza Rosa, na Tijuca, o grupo musical Folia de Reis irá se apresentar ao público às 10h.

Já quem for ao Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella, em Vila Isabel, vai poder presenciar o Coral das Lavadeiras, apresentado pelas baianas da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel.