O jornal O Globo já está disponibilizando em seu site acesso seu acervo, possibilitando aos internautas navegarem pelas edições da publicação desde sua fundação. O leitor pode consultar matérias ou artigos que foram digitalizados. No total, são mais de 11 milhões de documentos.
“Desde o início do projeto, em 2011, não queríamos apenas entregar a digitalização do acervo, mesmo sabendo que seria um rico material de pesquisa. Fomos além, indexando todo o conteúdo por matérias, trazendo inúmeras alternativas, para que os usuários possam ter uma experiência única, simples e de grande utilidade. Foram mais de 125 profissionais envolvidos. Estamos orgulhosos e felizes. Será um presente para nossos assinantes e uma oportunidade enorme para os que têm interesse em conhecer, através desse conteúdo de alto valor, fatos atuais e históricos do Rio, do Brasil e do mundo”, ressaltou o diretor-geral da Infoglobo, Marcello Moraes.
De acordo com O Globo, o site do acervo conta com seis seções: Rio de Histórias, Em Destaque, Charges e Humor, Fatos Históricos, Frases e Fotogalerias. Elas abrangem as mais de 1 milhão e 700 mil páginas e 9,2 milhões de artigos, ao longo dos 88 anos do jornal. O material foi digitalizado de agosto de 2011 a abril de 2013. O acervo terá acesso gratuito por tempo limitado.
PORTAL IMPRENSA